
“A escolha de Vera Viana como homenageada da Flinc é profundamente política. A dramaturgia capixaba tem em sua origem uma mulher negra. Ela mostrou que o teatro capixaba poderia nascer das vozes populares, das urgências sociais. Homenageá-la é também confrontar a invisibilidade a que muitas artistas negras foram submetidas, mesmo tendo construído parte essencial de nossa cena cultural. A Comenda Vera Viana nasce justamente para manter sua memória em circulação e, ao mesmo tempo, reconhecer outras pessoas e iniciativas que, atuando no Espírito Santo, fortalecem as letras e afirmam a cultura como espaço de dignidade, pluralidade e transformação”, explica a jornalista, curadora e idealizadora da Flinc, Isabella Baltazar.
Além de sua produção artística, Vera foi uma incansável ativista cultural. Como secretária municipal de Cultura de Vitória, foi uma das mais importantes incentivadoras da Lei Rubem Braga e uma das criadoras do projeto da Escola Técnica Municipal de Teatro, Dança e Música Fafi, demonstrando um compromisso com o fomento das artes na cidade. Para celebrar sua contribuição, a Flinc entregará uma comenda em seu nome para a sua filha, Carolina Viana Correa Coimbra de Sousa.
A homenagem "é motivo de muito orgulho e felicidade para familiares e amigos. Ela dedicou grande parte da vida dela para o teatro capixaba, onde depositou emoções e, por que não dizer, amor! Saber que o seu legado continua pulsante significa que parte dela está viva na cultura capixaba! Vera Viana, presente!", afirma Carolina, com exclusividade ao PublishNews.
A Flinc será gratuita e ocorrerá de 10 a 12 de outubro, no Parque Cultural Casa do Governador, em Vila Velha, Espírito Santo. A festa tem o patrocínio do Instituto Cultural Vale e conta com o apoio do Parque Cultural Casa do Governador, da Secretaria da Cultura do Espírito Santo de A Gazeta e da TVE Espírito Santo. É uma realização conjunta da Letra Preta – Escrita e Imaginações e do Sesc-ES, Ministério da Cultura e Governo Federal por meio da Lei Rouanet - Incentivo a Projetos Culturais.
Para acompanhar tudo o que a Festa Literária Internacional Capixaba está divulgando, visite o Instagram oficial.