Firjan realiza III Seminário Internacional Gráfico pelo Rio Capital Mundial do Livro
PublishNews, Redação, 15/09/2025
Público poderá visitar a exposição interativa 'De onde vem o livro que você lê?', que propõe uma viagem pela história do livro e da tecnologia gráfica, de Gutenberg à era digital

Casa Forjan © Bernardo Cartolano
Casa Forjan © Bernardo Cartolano
A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) promove nesta quarta (17), das 9h às 18h, na Casa Firjan (Rua Guilhermina Guinle, em Botafogo – Rio de Janeiro / RJ), o III Seminário Internacional Gráfico – Por trás de cada página, um mundo de conexões, dentro da programação oficial do Rio Capital Mundial do Livro. O evento gratuito reunirá autores, editores, especialistas e representantes da indústria gráfica para discutir o universo do livro e contará ainda com uma exposição imersiva e um hackathon (palavra que designa uma maratona criativa que reúne equipes para desenvolver, bem rápido, soluções inovadoras).

“A Firjan propõe um debate amplo sobre toda a cadeia produtiva do livro — do autor ao leitor —, compartilhando informações relevantes sobre comportamento, hábitos de consumo, tendências, novas tecnologias e referências nacionais e internacionais. Esta iniciativa tem como foco o fortalecimento do mercado editorial, a fim de apoiar a indústria gráfica do Estado do Rio em seu reposicionamento estratégico, com metas ousadas que a coloquem na liderança do mercado nacional”, destacou o presidente da Firjan, Luiz Césio Caetano.

Para o presidente do Sindicato das Indústrias Gráficas do Município do Rio (Sigraf), Carlos Augusto Di Giorgio Sobrinho, a proposta é criar pontes entre todos os elos da cadeia. “Esta será uma oportunidade única para compartilhar experiências e visões sobre o presente e o futuro da impressão de livros. O evento reúne todos os envolvidos na cadeia produtiva, com o objetivo de fortalecer o setor gráfico, gerar novas oportunidades de negócio e, claro, incentivar o surgimento de novos leitores – o propósito maior dessa indústria”.

A programação será aberta por Itamar Vieira Jr., vencedor do Prêmio Jabuti 2020 com Torto Arado (Todavia), que abordará a convergência entre sucesso comercial e valor literário. Outros quatro painéis discutirão as relações entre autores e editores, tendências nacionais e internacionais, os impactos de novas tecnologias no setor e a influência das redes sociais sobre a publicação impressa.

Entre os convidados estão a cantora e escritora Zélia Duncan, autora de Benditas coisas que eu não sei (Agir); Eliana Alves Cruz, vencedora do Jabuti 2022 com A vestida (Malê); Emma House (Oreham Group); Dante Cid, presidente do SNEL; e Nathália Coelho, pesquisadora de tendências e estudos de futuros da Casa Firjan. A indústria gráfica também estará representada por nomes como Silvia Montes (Heidelberg), Paulo Faria (Koenig&Bauer), Júlio Dantas (Xerox), o consultor Francisco Calvache, o empresário Gustavo Benvenho (Midiograf) e a pesquisadora Sandra Rosalen (Universidade de Wuppertal). Editoras como Malê e Agir também participam.

Experiência imersiva e maratona criativa

O público poderá visitar a exposição interativa “De onde vem o livro que você lê?, da Firjan SESI, que propõe uma viagem pela história do livro e da tecnologia gráfica, de Gutenberg à era digital. A experiência conta com recursos de realidade aumentada e óculos 3D.

Durante o evento, alunos do curso técnico em Design Gráfico do Firjan SENAI SESI Maracanã produzirão ao vivo um impresso editorial, distribuído aos presentes, e participarão de um Hackathon para desenvolver a capa do livro Rio de Letras 2025. A obra — organizada pela Firjan SESI com curadoria da Academia Brasileira de Letras e parceria da Secretaria Estadual de Educação — reunirá textos de estudantes da rede estadual e do Firjan SESI, além de trabalhadores da indústria.

“Queremos mostrar que o livro impresso segue vivo, pulsante e relevante, e que a indústria gráfica é protagonista nesse processo. A leitura e, por consequência, a boa escrita, são importantes para qualquer profissional, independente da área de atuação, e a produção de livros é elemento fundamental nessa engrenagem de cultura e aprendizagem”, afirma Vinícius Cardoso, diretor de Educação e Cultura da Firjan SENAI SESI.

Serviço
III Seminário Gráfico Internacional
Data: Quarta, 17 de setembro, das 9h às 18h
Local: Casa Firjan (Rua Guilhermina Guinle, Botafogo — Rio de Janeiro / RJ)
Inscreva-se gratuitamente e veja a programação completa do dia aqui.

[15/09/2025 11:24:54]