
A Vinca surgiu com a proposta de ser “a casa da escritora” e vem se consolidando no mercado com curadoria apurada, livros bem produzidos e presença em eventos literários. Após lançar oito títulos durante a mais recente Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), e confirmar participação em outros festivais ao longo do ano, a casa editorial reafirma a sua missão de fortalecer vozes femininas na literatura contemporânea.
“Buscamos qualidade literária, sensibilidade estética e originalidade. Mais do que publicar livros, queremos descobrir talentos, fortalecer mulheres escritoras e aproximá-las de seus leitores”, afirma a idealizadora e editora Elaine Araujo Brito.
Com equipe editorial formada apenas por mulheres, a editora custeia integralmente a publicação das obras selecionadas, que passam por leitura crítica e recebem parecer. Os livros são comercializados em site próprio, marketplaces (Amazon incluída) e com foco em distribuição. A Vinca trabalha no modelo de impressão sob demanda, sem cobrar das autoras pelo processo de publicação.
Na primeira chamada, foram publicadas 13 obras, entre elas os livros de poesia Calmaria dos Sentimentos, de Ana Letícia Torres da Silva; Horizonte, de Bárbara Lobo; Letramento poético, versos de resistência, de Elaine Regina; Poética da Voz – Poemas Insubmissos, de France Marino; mais o livro de contos Ciclos: contos paridos por uma escrevivente, de Vilma Martins Schiante, e o romance O tempo que resta depois do Natal, de Elaine Araujo Brito, entre outros.
Para mais informações ou envio de originais, visite o Instagram ou no site oficial da Vinca.