
“A Vinca Literária ambiciona tornar-se uma referência nacional na publicação de mulheres. É um sonho arrojado, mas é também um projeto”, comenta Elaine Araujo Brito, idealizadora e editora da Vinca, que começou como uma revista literária lançada em setembro do ano passado. Em 2025, a editora leva a Paraty sete autoras de diferentes regiões do país e livros de temas variados, para um lançamento coletivo, no sábado (2), na Casa Gueto.
Letramento poético, versos de resistência é um desses livros, da professora, especialista em Direitos Humanos e ativista do movimento negro Elaine Regina. Outros títulos publicados pela Vinca reúnem poesias, contos e um romance sobre lendas indígenas – Os sonhos de Niara, da psicóloga mineira Thais Costa Andrade.
“A Flip é, para mim, o melhor evento literário do mercado editorial. Existe uma magia presente pelas ruas da cidade quando o movimento começa. A gente não explica, apenas sente. Não necessariamente se vende mais livros de autores estreantes ou ainda pouco conhecidos do público, mas é possível se mostrar, conversar com o leitor, criar conexões, tomar o centro do palco por alguns instantes. Há vários anos venho trabalhar na Flip – como escritora, como produtora de casas parceiras – e estar aqui com a minha editora, ajudando a abrir espaços para mulheres, torna tudo mais especial”, diz Elaine, que também é coordenadora do Coletivo Escreviventes para escritoras.
Lançamentos da Vinca Literária Editora na Casa Gueto, dia 2 de agosto, às 14h:
Calmaria dos Sentimentos – Poesia - autora: Ana Letícia Torres da Silva
Horizonte – Poesia – autora: Bárbara Lobo
O tempo que resta depois do Natal – Romance – autora: Elaine Araujo Brito
Letramento poético, versos de resistência – Poesia – autora: Elaine Regina
Como se estivesse viva – Romance – autora: Gisele Moreira
Poresia: sentidos di-versos – Poesia – autora: Jan Cordeiro
Os sonhos de Niara – Romance – autora: Thais Costa Andrade
Ciclos: contos paridos por uma escrevivente – Contos – autora: Vilma Martins Schiante