
O livro nasce de um termo recorrente no meio econômico, os chamados “voos de galinha”, e propõe uma reflexão direta: por que a economia brasileira voa alto por algum tempo, depois volta para o chão? “É um crescimento econômico de curto prazo que não se sustenta ao longo do tempo. O Brasil tem feito voos de galinha desde a década de 1980, o que tem nos privado de uma qualidade de vida melhor”, afirma a autora.
De forma leve e didática, Rosa mergulha em temas como contas públicas, juros, educação, sistema tributário, infraestrutura, insegurança jurídica e comércio internacional - tema quente agora com o governo americano de Donald Trump -, buscando traduzir o “economês” para quem não é especialista, mas quer entender os mecanismos que travam o crescimento do Brasil. “Será que a globalização está morrendo? Como essa reconfiguração do comércio global atinge o Brasil?”, questiona.
Para escrever o livro, a jornalista entrevistou alguns dos maiores nomes da área, como Gabriel Galípolo (presidente do Banco Central), Pedro Malan (ex-ministro da Fazenda), Ricardo Paes de Barros (um dos criadores do Bolsa Família), Ana Paula Vescovi (ex-secretária do Tesouro Nacional), Bernard Appy (secretário extraordinário da reforma tributária) e a economista Zeina Latif, que assina o prefácio.
Em 2024, a autora recebeu o prêmio “Jornalista Econômico do Ano" pela Ordem dos Economistas do Brasil (OEB). Ela também foi premiada três vezes pelo Maxpress/Jornalistas & Cia como apresentadora do programa Conta Corrente, da GloboNews, e figurou entre os 50 jornalistas mais admirados do país. Atualmente, Juliana é comentarista nos canais de TV e rádio do Grupo Bandeirantes.