
Com quase quatro décadas de experiência, Trevisan desenvolveu um método que auxilia na descoberta da voz autêntica. "A linguagem literária transforma nossa percepção da realidade", afirma ele, pioneiro na defesa dos direitos LGBTQIA+ no Brasil. A proposta atende tanto aspirantes a escritores quanto profissionais de outras áreas que desejam ampliar a sua capacidade expressiva.
O programa percorre desde conceitos fundamentais da literatura – incluindo suas dimensões sociais e subjetivas – até a construção de projetos autorais, analisando os elementos que fortalecem textos ficcionais e poéticos. Os recursos são disponibilizados progressivamente, podendo incluir desde textos teóricos até análises de obras musicais e cinematográficas.
Além disso, três exercícios escritos, distribuídos ao longo dos meses, servirão como laboratório para aplicação das técnicas aprendidas. A metodologia valoriza a troca entre participantes por meio da análise conjunta de textos produzidos e leituras comentadas.
"Como se trata de uma oficina prática, os recursos surgirão conforme a necessidade do processo criativo e a crítica mútua é fundamental – aprendemos tanto escrevendo quanto lendo os outros", destaca o escritor, autor de 15 livros, entre romances, contos e ensaios, sendo três vezes vencedor do Prêmio Jabuti.
As aulas serão realizadas às quartas-feiras, das 19h30 às 22h (exceto 29/10), via Google Meet, com gravações disponíveis por 30 dias. As inscrições estão abertas até 10 de setembro, com valor promocional de R$ 890 (15% de desconto sobre o preço cheio de R$ 1.048), que pode ser parcelado em até dez vezes. A carga horária total é de 30 horas, distribuídas em 12 encontros, e emissão de certificado para participantes com frequência mínima de 70% das aulas.