Nove bibliotecas da zona leste de São Paulo contam com mais de 15 programações gratuitas
PublishNews, redação, 27/08/2025
Vasta programação reúne atividades, oficinas, exposições e encontros que fortalecem o papel das bibliotecas como espaços públicos de convivência e transformação

Uma série de atividades culturais e educativas estão previstas para ocupar a programação de nove bibliotecas da zona leste de São Paulo, desta quarta (27) até sábado (30). O destaque especial fica na programação da Biblioteca Affonso Taunay (Rua Taquari, 549 – São Paulo / SP), que se consolida como um polo de incentivo à leitura, bem-estar e inclusão social. O roteiro cultural é gratuito e livre para todos os públicos. Basta chegar e participar.

A biblioteca, que fica na região da Mooca, realiza às quartas-feiras, a partir das 9h, o Projeto Octo, conduzido por Sandra Regina Olivan, que ensina a confecção de polvos de crochê para bebês prematuros, promovendo acolhimento e segurança, e mediação de leitura das 10h às 12h, reforçando o papel da literatura na formação emocional e intelectual de crianças e jovens. Na sexta (29), outra mediação de leitura feita pelo time da Taunay alegra o espaço, voltado ao público infantil e no seu despertar ao prazer pela literatura e em seus benefícios, como desenvolvimento de linguagem, vocabulário e imaginação.

Como atividades que se estendem para além da literatura, a Affonso Taunay oferece práticas corporais voltadas ao alongamento e fortalecimento muscular às quartas-feiras a partir das 13h e às sextas às 9h. Também às sextas, das 10h às 11h, há a oficina de inglês com Solange Larese para iniciantes; já para os fãs de artes visuais, até o dia 3 de setembro, a biblioteca também abriga a exposição “Abaporu Periférico”, com visitação de segunda a sexta das 8h às 17h e aos sábados das 10h às 14h. A mostra apresenta releituras grafitadas de obras modernistas feitas por artistas da periferia, celebrando a Semana de Arte Moderna de 1922 com uma abordagem urbana e contemporânea.

No Tatuapé, a Biblioteca Hans Christian Andersen (Av. Celso Garcia, 4142 – São Paulo / SP) apresenta uma programação diversificada. No dia 28 de agosto, das 10h às 16h, ocorre o IV Festival Literatura Jovem em parceria com a PUC-SP, com debates, oficinas e leituras voltadas ao público juvenil. No mesmo dia, às 20h, o Clube de Leitura Secreto realiza um encontro online para discutir o livro Kindred: laços de sangue (Morro Branco, 2019), de Octavia Butler. Todas as sextas, às 15h, há oficina de pintura em aquarela com a artista Fernanda Renate. Já na sexta (29), às 10h, o teatro narrativo ‘O Silêncio das Cores’, com Lúcia Bissoto, promete encantar o público com uma história envolvente. Aos sábados, às 11h, Dona Dolores conduz a oficina de agulha mágica e, por fim, somente neste sábado (30), a biblioteca realiza a Festa Literária da Hans (FliHans), das 10h às 14h, com diversas atrações, incluindo a mediação de leitura “Primeiras Leituras” às 11h30 e o Sarau Café com Poesia às 12h.

Ainda no bairro do Tatuapé, a Biblioteca Paulo Sérgio Duarte Milliet (Praça Ituzaingó, s/n – São Paulo / SP) leva a feira de doação de livros “Pegue, Leve e Leia” no dia 29 de agosto, das 10h às 16h, promovendo a doação gratuita de livros ao público. Cada visitante pode escolher até dois títulos para levar para casa; e a Biblioteca Prof. Arnaldo M. Giácomo inclui uma aula de programação em Python com Daniele Ayumi nesta quarta (27) às 10h, voltada ao público iniciante e realizada com o uso de celulares dos participantes.

Na Vila Nova Manchester, a Biblioteca Lenyra Fraccaroli (Praça Haroldo Daltro, 451 – São Paulo /SP) realiza mediações de leitura de terça a sexta às 10h, conduzidas por funcionários e jovens monitores culturais, que promovem um contato lúdico entre as crianças e os livros. Às quintas, às 15h, a unidade oferece uma oficina de crochê voltada ao desenvolvimento de habilidades manuais e à troca de experiências entre participantes.

Pelo Aricanduva, a Biblioteca Milton Santos (Av. Aricanduva, 5777 – São Paulo / SP) oferece a oficina ‘Profissão MC’, de terça a sexta, das 14h às 15h30, e aos sábados, das 12h30 às 14h. A atividade é voltada a jovens interessados em atuar como MCs, DJs e produtores musicais, abordando desde a composição até os direitos autorais e estratégias de monetização.

Dedicado a pais e filhos de seis meses a cinco anos, a Biblioteca Ricardo Ramos (Praça do Centenário de Vila Prudente, 25 – São Paulo / SP), na Vila Prudente, promove na sexta (28), às 11h, a oficina ‘Tempo de Brincar, Tempo de Cuidar’, com a psicopedagoga Betina Serson. A atividade oferece histórias e brincadeiras com materiais do cotidiano, fortalecendo vínculos familiares por meio da ludicidade.

Em Guaianases, a biblioteca temática em literatura feminista Cora Coralina (Rua Otelo Augusto Ribeiro, 113 – São Paulo / SP) promove às 14h desta sexta-feira (29), um bate-papo com as artistas do Boldo Estúdio, responsáveis pela exposição ‘Narrativas Lésbicas’, em cartaz desde julho. A conversa aborda arte, cultura e vivências femininas em um espaço voltado à valorização da diversidade.

Por fim, a recém-entregue Biblioteca Aureliano Leite (Rua Otto Shubart, 196 – São Paulo / SP) é palco, no dia 30 de agosto, das 11h às 13h, para o lançamento do livro Eu te amo muito mais, da autora Maria Eduarda Moura. A obra é uma homenagem à sua avó Irene e aborda temas como luto, memória e amor eterno, convidando o público a refletir sobre os vínculos afetivos que permanecem mesmo após a despedida.

Para mais informações, acesse a programação local de cada biblioteca por meio deste link.

[27/08/2025 10:09:38]