

Agosto de 1995: há exatos 30 anos, nascia a Editora Senac São Paulo, com o objetivo de produzir conteúdos de apoio aos cursos de educação profissional do Senac São Paulo. Desde então, consolidou-se como referência na publicação de obras voltadas à educação, cultura, gastronomia, moda, design e diversas outras áreas do conhecimento.
A título de curiosidade, o primeiro livro publicado se chamava Administração de sistemas hoteleiros e foi escrito por Vladir Vieira Duarte ainda em 1995. De lá para cá, o catálogo cresceu exponencialmente: hoje são mais de mil títulos disponíveis em livrarias de todo o Brasil e nas principais plataformas digitais.
Falando em plataforma digital, a Biblioteca Digital Senac foi criada em 2014 como um recurso disponibilizado para estudantes e professores, que os auxilia na criação de itinerários, na formação e na montagem de cursos e bibliografias. Ao todo, os mais de 1,9 mil títulos disponíveis na plataforma já tiveram cerca de 35 milhões de páginas lidas, nas versões em PDF e ePub.
E a lista de autores também impressiona: são mais de dois mil nomes, entre eles grandes personalidades como Rita Lobo, Carla Pernambuco, Lucas Paraízo, Martha Gabriel, Heródoto Barbeiro, Felipe P. C. Jannuzzi, Marcello Costa, Roseli Tardelli e Raíza Costa.
Além das publicações, a Editora Senac São Paulo marca presença em dezenas de eventos, festivais e feiras literárias todos os anos. Desde 1996, participa de todas as edições da Bienal do Livro de São Paulo e eventos de destaque como o Mara Cakes Fair, a Flip, a Feira do Livro do Pacaembu e a Festa do Livro da USP. Nesses espaços, são promovidas palestras, sessões de autógrafos e interações entre os autores e o público.
Todo esse trabalho é evidenciado nas inúmeras premiações conquistadas ao longo destas três décadas. Inclusive, já foram conquistados 97 prêmios Gourmand World Cookbook Award, o que faz do Senac a editora com o maior número deste, que é considerado um dos principais de gastronomia do mundo. Neste ano, inclusive, outros quatro títulos estão concorrendo à premiação: Ervas e especiarias, de Rita Lobo; Tá no forno!, de Carla Pernambuco; O poder da comida, de Raul Lody; e Food Styling, de Juliano Albano e João Martins Portelinha Neto.
Outras conquistas obtidas foram os 24 prêmios Jabuti, oito Trófeus Cultura Econômica, cinco Prêmios Design Museu da Casa Brasileira e quatro Prêmios Clio.

Sendo assim, ao celebrar seus 30 anos, a Editora Senac São Paulo reafirma seu papel como agente transformador da sociedade por meio do conhecimento. Com um olhar sempre voltado para o futuro, aposta na inovação como ferramenta essencial para ampliar o acesso à educação de qualidade e promover inclusão.
Seja por meio de tecnologias digitais, da curadoria de conteúdos relevantes ou da valorização de vozes diversas, a editora segue comprometida em impactar positivamente a vida de milhares de pessoas. Que os próximos anos tragam ainda mais conexões, descobertas e transformações — sempre guiados pelo propósito de educar para um mundo melhor.
*Este artigo é um publieditorial do Studio PN. Para saber como ver a notícia da sua empresa aqui, escreva para Brisa Espinheira no e-mail comercial@publishnews.com.br com o assunto "Publieditorial".