
Com curadoria da cenógrafa e cineasta Daniela Thomas e do linguista e escritor Caetano W. Galindo, a exposição Fala Falar Falares fica em cartaz até o dia 14 de setembro. Versa sobre a capacidade do ser humano de falar e celebra a diversidade de sotaques no Brasil por meio de experiências interativas, lúdicas e audiovisuais.
Segundo o Museu, a renovação do patrocínio da Petrobras possibilitará a dinamização de todas as atividades do espaço, incluindo atividades educativas, cursos para professores, e a mobilização de escolas públicas e instituições sociais para visitas ao Museu, entre outras ações integrantes da temporada. Além disso, oferecerá seis datas de visitação gratuitas ao público até julho de 2026, a serem divulgadas nas redes sociais do Museu.
Parceria desde 2023
A parceria entre o Museu da Língua Portuguesa e a Petrobras começou em 2023 com o patrocínio à temporada que teve como um dos destaques a exposição temporária Nhe’ẽ Porã: Memória e Transformação, sobre as línguas dos povos originários que existem e resistem nos dias de hoje no território brasileiro, com curadoria da artista e ativista indígena Daiara Tukano.
Já em 2024, o apoio da empresa viabilizou, entre outras iniciativas, a exposição temporária Línguas africanas que fazem o Brasil, com curadoria do músico e filósofo Tiganá Santana, que proporcionou aos visitantes o entendimento de como a presença de línguas africanas, como o iorubá, eve fon e as do grupo bantu, tiveram participação decisiva na configuração do português falado no Brasil.
Pertencente ao Governo do Estado de São Paulo, o Museu da Língua Portuguesa, assim como as instituições e programas da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, possui modelo de gestão entre a Secretaria e Organizações Culturais de Cultura, que possibilita, para além dos repasses do Governo, a participação ativa de empresas como a Petrobras que acreditam no poder da cultura e da educação como força transformadora e impulsionadora para a formação de cidadãos críticos e criativos. O Museu da Língua Portuguesa é gerido pelo IDBrasil Cultura, Educação e Esporte, Organização Social de Cultura, sem fins lucrativos.
Museu da Língua Portuguesa
Praça da Língua, s/nº - Luz – São Paulo
Funciona de terça a domingo, das 9h às 16h30 (com permanência até as 18h)
Ingressos a R$ 24 (inteira) e R$ 12 (meia)
Grátis para crianças até 7 anos
Grátis aos sábados e domingos
Venda de ingressos na bilheteria e pela internet: https://bileto.sympla.com.br/event/90834/