
Depois de circular na Bienal do Livro Rio, n’a Feira do Livro (SP) e em livrarias Brasil afora, além de em outros eventos e empresas do setor, a primeira edição da Revista PublishNews chega agora ao universo digital. A partir de uma parceria com a Bookwire, já pode ser encontrada em canais como Skeelo, Kobo, Google Play, Loja Kindle, Apple Books e muito mais – uma profusão de canais no Brasil e no exterior.
Com tiragem de 11 mil exemplares, a publicação impressa foi entregue a milhares de leitores gratuitamente. A versão on-line, em formato EPUB, segue a custo zero, mas a depender do canal pode haver cobrança de algum valor em razão de assinaturas ou veiculação de produto, por exemplo. (Quer colaborar financeiramente com essa e outras iniciativas do PN? Clique aqui).
Assim como o portal publishnews.com.br, a revista é centrada em questões urgentes e relevantes para o mercado editorial e em assuntos gerais do interesse de profissionais e entusiastas do ecossistema do livro. A questão “Como transformar o Brasil em uma nação de leitores?” é o fio condutor da principal reportagem, e, de alguma maneira, perpassa toda essa primeira edição. “Contribuir com as discussões do setor livreiro no país está no nosso DNA e é algo que encaramos como missão. Aliás, não há discussão mais relevante – com mais leitores, o mercado se fortalece; com o mercado mais forte, formam-se leitores”, diz o editorial.
Com capa ilustrada por Ing Lee, projeto gráfico e direção de arte a cargo de Guilherme Xavier (Desenho Editorial) e a colaboração de nomes como a escritora Thalita Rebouças e o jornalista Ubiratan Brasil, a Revista PublishNews foi impressa pela Indústria Gráfica Santa Marta e distribuída pela Catavento Distribuidora e pela Transpo Express.
Ela apresenta um conteúdo direcionado aos profissionais e entusiastas do setor editorial, mas também é capaz de despertar o interesse de quem apenas gosta de livros, sem maiores relações com a indústria livreira. Assuntos como os principais desafios do mercado, censura a obras, lançamentos e eventos, e o caminho percorrido por um best-seller estão nas páginas da revista, que traz ainda um perfil sobre Mauricio de Sousa e sua empresa e uma entrevista com a executiva Madeline McIntosh, entre outras matérias.
“Essa migração digital é mais uma etapa a cumprir o propósito da Revista PublishNews: levar informação de qualidade ao maior número de pessoas e públicos, colocando-os em contato – ou estreitando esse contato – com o dia a dia e as particularidades do mercado do livro, fundamental para qualquer sociedade”, diz Ricardo Arcon, diretor-executivo do PN.
Dada a aceitação da primeira edição impressa, com tiragem expressiva, circulação em grandes eventos e estabelecimentos, 25 anúncios comerciais e feedback positivo de leitores e profissionais, o PublishNews já trabalha para a continuidade do projeto. Informações sobre uma segunda edição serão dadas em breve.