
“Somos um grupo de pessoas com experiências, ideias e propostas bem diversas entre si. É dessa soma que nasce a Caixa de Histórias, uma síntese do que mais acreditamos: a capacidade de unir pessoas em torno da literatura para pensar o livro além do livro. São esses encontros que possibilitam ampliar a nossa comunidade, aproximando indivíduos e refletindo o nosso tempo de agora”, apontam Leticia Bosisio e Martha Ribas.
Instalada na Rua Dona Geralda, 140 – no mesmo endereço da edição de 2024 – a Caixa de Histórias conta com o patrocínio da Caixa Econômica Federal e terá uma programação intensa e gratuita de quinta (31 de julho) a domingo (3 de agosto), com atividades ocorrendo paralelamente em dois ambientes: Conversas Fora da Caixa e Conversas no Jardim, um espaço intimista, onde ocorrem os lançamentos da terceira temporada de plaquetes do selo Janela + Mapa Lab.
Entre os destaques da programação estão autores e personalidades como Ruy Castro, Conceição Evaristo, Itamar Vieira Jr., Tati Bernardi, Eliana Alves Cruz, Bianca Santana, Marcelo Moutinho, Matheus Leitão, Raphael Montes, Jeferson Tenório, Sérgio Rodrigues, Pedro Luís, Ana Claudia Quintana Arantes, Pedro Pacífico e Maria Ribeiro, além das participações internacionais do italiano Sandro Veronesi e da mexicana Dhalia de la Cerda, do fenômeno Elayne Baeta, da cantora e compositora Zélia Duncan e da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.
Idealizado pelo jornalista Guilherme Amado, o canal Amado Mundo faz sua estreia da Flip e traz novidades para a programação da Caixa de Histórias, aproximando o diálogo entre a literatura e os grandes temas da atualidade. A aposta do canal é abordar temas relacionados a cultura, política e desenvolvimento. Um dos destaques é o programa Notas de Rodapé, apresentado pela jornalista Raquel Cozer, que, a cada episódio, reflete sobre questões contemporâneas a partir de um livro.
“No Amado Mundo, toda a programação é pensada de maneira a combinar política, cultura, economia e todo tema que é necessário para gerarmos conversas em que o espectador saia melhor do que entrou. ‘Um jornalismo em que você sai melhor do que entrou’ é nosso lema. É também como pensamos a curadoria, em que misturamos literatura com temas contemporâneos para criar histórias que observam o mundo em que vivemos”, explica Guilherme Amado.
"Sabemos que a literatura não precisa ter função informativa, mas nas mesas de Notas de Rodapé fazemos o recorte a partir de temas da atualidade: como esses temas inspiram obras literárias e como essas obras podem ajudar a ampliar o debate", acrescenta Raquel Cozer.
Durante o evento, será também lançada a terceira temporada da coleção de plaquetes Aqui + Agora, publicada pelo selo editorial Janela + Mapa Lab, reunindo 15 títulos inéditos de nomes como Prisca Agustoni, Jessé Andarilho, Iana Villela, Claudia Lamego, Pedro Jucá, Henrique Rodrigues, Taís Bravo e Renata Corrêa.
A nova temporada inclui ainda a antologia “Paraíso trans”, que destaca a produção poética de oito autorias trans masculinas, com organização de Féres Féres Antônio Tempo. Já a poesia escrita por mulheres é o fio condutor da coletânea “Incendiárias”. Organizada por Alexandra Maia, o volume reúne 12 poemas inéditos de poetas consagradas, como Prisca Agustoni, Adriana Lisboa e Stephanie Borges, e novos talentos da poesia contemporânea.
Outra grande novidade que o selo Janela + Mapa Lab promove na Flip é o lançamento de Amor, palavra que se canta. Em seu segundo livro, o compositor e cantor Pedro Luís transforma a palavra em brinquedo: um mergulho poético por letras de música e versos que celebram o amor em todas as suas facetas. Ao longo de mais de 40 poemas, o autor mergulha num baú de emoções, tornando o amor algo que se sente, se escreve, se canta e se partilha.
“A chegada da terceira temporada da coleção aqui + agora é uma alegria. Criamos essa série para a Flip de 2023 com o intuito de reunir autores já consolidados e novos talentos, e apostando na riqueza das múltiplas formas de narrar. Desta vez, vamos apresentar textos inéditos de uma turma diversa e talentosa. E tudo isso acontece em nossa casa em Paraty. Será uma festa!”, celebra a editora Camila Perlingeiro.
A Pinakotheke, galeria de arte com unidades no Rio de Janeiro, São Paulo e Fortaleza e editora especializada em artes visuais, inaugura sua participação na Flip com o lançamento de O que a arte escreve, uma coleção de plaquetes que investiga os afetos e as ambiguidades na relação com a arte e a escrita.
A programação inclui ainda nomes relevantes da literatura brasileira e estrangeira publicados no país pelas editoras Alta Books, Autêntica Contemporânea, Companhia das Letras, DBA, Fósforo, Oficina Raquel e Sextante, além do clube de assinatura Tag Livros e da Audible.
Casa Caixa de Histórias: FLIP 2025
Rua Dona Geralda, 140 — Paraty/RJ
De 30 de julho a 03 de agosto de 2025
Programação:
Quinta-feira I 31 de julho
ESPAÇO CONVERSAS NO JARDIM
10h30 I Uma volta pelas ruas
Jessé Andarilho, Henrique Rodrigues e Mateus Baldi
Mediação: Carina Bacelar
Lançamento da terceira temporada das plaquetes aqui + agora. Nesta conversa, três autores que caminham entre o asfalto e a ficção compartilham suas experiências com a linguagem urbana, a oralidade e os afetos que nascem no cotidiano das cidades. Uma volta pelas ruas que formam imaginários e abrem caminhos.
16h30 I Entre o íntimo e o invisível
Rita de Podesta, Adriana Armony e Cláudia Lamego
Mediação: Taís Bravo
Lançamento da terceira temporada das plaquetes aqui + agora. Três autoras se reúnem para conversar sobre os territórios mais sutis da experiência — os afetos, os silêncios, os gestos quase imperceptíveis que atravessam o cotidiano e ganham forma na escrita. Um encontro sobre escutas internas, tensões familiares e as delicadezas que escapam à pressa do mundo.
ESPAÇO CONVERSAS FORA DA CAIXA
11h I Ditadura: narrar para lembrar Julia Codo, Patricia Machado e Matheus Leitão Mediação: Em aberto
12h I Palavras em casa Helena Duncan e Zélia Duncan Mediação: Maria Cecilia Brandi
13h I Por trás das letras: as biografias de Leminski, Quintana e Fagundes Telles Toninho Vaz, Gustavo Grandinetti e Raquel Cozer Mediação: Caio Barretto Briso
15h I O que permanece quando tudo parte Ana Claudia Quintana Arantes conversa com Cláudia Lamego
17h I Escrevendo com as que vieram antes Eliana Alves Cruz, Maria Ferreira e Bianca Santana Mediação: Luiza Barufi
18h I AUDIBLE Confidencial: As Digitais do FBI na Lava Jato Natalia Viana e Sofia Amaral Mediação: Guilherme Amado
Sexta-feira I 01 de agosto
ESPAÇO CONVERSAS NO JARDIM
10h30 I Quando tudo muda
Mirna Portella, Taís Bravo e Julia Wahmann
Mediação: Gaía Passarelli
16h30 I Paraísos incendiários
Paraíso Trans, Alexandra Maia e Maria Clara Parente
ESPAÇO CONVERSAS FORA DA CAIXA
11h I Pequenas coisas do passado
Sandro Veronesi conversa com Cláudia Lamego
12h I Por que ler em grupo? Um papo sobre clubes de livro e gestão de comunidades literárias
Pedro Pacífico (Bookster) e Marcela Ceribelli (criadora e apresentadora do podcast “Bom dia, Obvious)
Mediação: Gustavo Lembert (TAG - Experiências Literárias)
13h I Papo Amado: Ruy Castro
Ruy Castro conversa com Guilherme Amado
15h I Poéticas ancestrais
Conceição Evaristo, Carolina Rocha (Dandara Suburbana) e Eliane Marques
Mediação: Yasmin Santos
17h I Notas de Rodapé: Retratos da paternidade
Lilian Sais, José Henrique Bortoluci e Jeferson Tenório
Mediação: Guilherme Amado
18h I AUDIBLE No Espaço Entre Nós
Elayne Baeta e Bianca Comparato
Mediação: Louie Ponto e Mariana Mortani
19h I Soirée Amor, palavra que se canta
Pedro Luís, Luca Argel e Paula Gicovate
Sábado I 02 de agosto
ESPAÇO CONVERSAS NO JARDIM
10h30 I O tempo e o desejo
Julia Romeu e Heloisa Seixas
Mediação: Luciana De Gnone
16h30 I Escolhas e instintos
Fernanda Nobre, Iana Villela e Pedro Jucá
Mediação: Camila Perlingeiro
ESPAÇO CONVERSAS FORA DA CAIXA
11h I Papo Amado: Raphael Montes
Raphael Montes conversa com Beatriz Bulla
12h I O escritor em modo livre
Marcelo Moutinho e Sérgio Rodrigues
Mediação: Mateus Baldi
13h I O eu nas redes, o eu nos livros: como escritores criam (ou sobrevivem) às suas próprias personas públicas?*
Tati Bernardi e Pedro Pacífico
Mediação: Clara Becker
15h I Notas de Rodapé: Reflexões sobre a urgência climática
Marina Silva, Itamar Vieira Jr. e Ana Rusche
Mediação: Raquel Cozer
17h I Notas de Rodapé: Violências contra a mulher
Dahlia de la Cerda, Cristina Fibe e Ana Paula Araújo
Mediação: Raquel Cozer
18h I AUDIBLE Expectativas Delirantes x Deve ser da Idade
Valen Bandeira e Maria Ribeiro
Mediação: Adriana Alcântara
Domingo I 03 de agosto
em construção