
Para o presidente da Câmara, Maximiliano Ledur, a escolha do nome de Martha como patrona trata-se de uma justa homenagem a uma autora que representa o espírito da literatura produzida no Rio Grande do Sul. "A Martha tem uma carreira sólida e muito próxima dos leitores. O nome dela está diretamente ligado à história da Feira. Ela faz essa ponte tão bonita entre as crônicas do dia a dia e uma literatura que realmente toca as pessoas”, destaca.
A relação de Martha com a Feira do Livro é antiga e afetiva. Ela relembra os tempos de colégio, quando, estudante do Bom Conselho, costumava ir a pé até a Praça da Alfândega para visitar as bancas. A primeira participação como autora aconteceu em 1985, com o lançamento do livro Strip-Tease. “Caiu um temporal arrasador, o céu escureceu, a feira esvaziou, e qual a minha surpresa ao ver o Ruy Carlos Ostermann se aproximar com um exemplar para ser autografado. Fiquei encantada com a generosidade dele”, conta.
Desde então, a autora prestigiou praticamente todas as edições da Feira do Livro de Porto Alegre. Lançou todos os seus livros no evento, incluindo coletâneas, e há muitos anos participa das sessões de autógrafos anualmente, mesmo quando não tem novidades para apresentar ao público. A única exceção foi em 1994, quando morava em Santiago, no Chile.
Para ela, a Feira do Livro de Porto Alegre é especial pela tradição e por ser realizada ao ar livre, o que a torna mais acessível e acolhedora. “A Feira me parece a mãe de todas as Feiras, confirmando a tradição de sermos um Estado leitor. O fato de se manter ao ar livre a diferencia de muitas outras, pois permanecer num ambiente aberto, natural e acessível a toda a população dá a ela um caráter emocional”, afirma.
Com expectativa positiva para a edição de 2025, Martha deseja que o evento continue sendo um ponto de encontro entre autores e leitores. “Espero que seja um evento alegre e receptivo como sempre foi, que não chova (muito) e que eu possa abraçar meus leitores e meus colegas em inúmeras ocasiões. Sempre é tempo de promover a leitura. Entra ano, sai ano, precisamos todos lembrar a importância do livro para a sociedade. Prometo que farei minha parte”, ressalta a patrona.
SERVIÇO
71ª Feira do Livro de Porto Alegre
Data: 31 de outubro a 16 de novembro
Local: Praça da Alfândega