Apanhadão: as estratégias de editoras para atrair novos leitores
PublishNews, Redação, 09/06/2025
Veja também: entrevista de Mia Couto e Eduardo Agalusa e a série especial sobre formação de leitores no Brasil

© Freepik
© Freepik
A DW Brasil fez uma reportagem sobre os recursos das editoras para adquirir novos leitores. O texto busca investigar quais as ações tomadas pelos agentes do mercado diante de um contexto em que pesquisas como a Retratos da Leitura anunciam números de queda no número de leitores no Brasil. Entre os temas da publicação, estão o relançamento de clássicos, o Book Park da Bienal e o papel da livrarias físicas e independentes no processo de trazer mais pessoas para a literatura.

Em entrevista para a Folha, Ana Maria Gonçalves diz que a crítica literária para livros de escritores negros precisa amadurecer. No papo com o jornal, ela comenta mais de sua trajetória, suas mudanças ao longo da vida, Carnaval, mercado editorial e bolhas literárias. O jornal também entrevistou Conceição Evaristo, que deu detalhes de novo livro, que mistura fofoca e a busca estética.

Na GloboNews, começou no último domingo (8) uma série de três episódios chamada Pessoas do Livro, que têm como objetivo tratar das iniciativas brasileiras que buscam atrair novos leitores. O episódio de estreia, "O Direito ao Acesso", destaca o papel fundamental das bibliotecas comunitárias e o direito universal à literatura.

O Estadão falou com Mia Couto e Eduardo Agualusa. O autor angolano diz que acredita que a única forma de transformar o mundo é "sonhar de forma coletiva". Também no Estado de S. Paulo saiu uma matéria com a história das Farmácias de Poesia, que receitam poemas como "remédios" para beneficiar a saúde mental e outras questões emocionais.

A coluna de Lauro Jardim no jornal O Globo noticiou o novo livro de Valter Hugo Mãe. No novo título Educação da tristeza (Globo Livros), ele tece reflexões sobre a morte do pai, a paritr de textos líricos.

Um artigo de Acauam Oliveira no portal Outras Palavras discute a Lista de Melhores Livros do Século XXI publicada pela Folha.

O Splash Uol organizou uma lista com cinco livros sobre gastronomia. E a revista Bula elencou sete livros para "salvar a sanidade" quando a irritação toma conta. No Nexo, o ativista cultural Matheus Euzébio foi convidado a indicar cinco livros que mostram diferentes realidades cariocas.

[09/06/2025 10:00:00]