
Começou na última sexta (30) e segue até domingo (8) a 12ª edição da Bienal do Livro de Campos dos Goytacazes (RJ), no Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop - Rua Monsenhor Jomar Vasconcelos Viana 66 - 254 – Campos / RJ), com entrada franca. O espaço conta com 2.250 m², abrigando 32 estandes de 24 empresas, entre editoras e livrarias que exibem os 150 mil títulos expostos.
Criador da primeira logomarca da Bienal e presente em duas edições do evento, o escritor, cartunista e jornalista Ziraldo (1932-2024), pai do Menino Maluquinho, é o homenageado este ano. A edição conta ainda curadoria de Suzana Vargas, com realização da Prefeitura de Campos, contando com os patrocínios da Ferroport e da Ecourbis – Vital Engenharia, por meio da Lei Rouanet, Ministério da Cultura e Governo Federal.
"A programação foi cuidadosamente elaborada para ser envolvente, diversa e de alta qualidade. Afinal, queremos não só inspirar o amor pelos livros, mas também criar um ambiente fértil para que livrarias e editoras parceiras encontrem no evento uma verdadeira oportunidade de troca, conexões e, claro, de boas vendas", comenta Suzana.
Durante dez dias, a Bienal de Campos – que tem como tema “Descobertas e Reencontros” – vai promover atividades voltadas para o público com espaços diferenciados e multiculturais, entre eles café literário e cinco arenas: Maluquinha, Jovem, Ideias, Professores e Oficinas. Apresentado pelo Ministério da Cultura e pela Prefeitura de Campos, o evento literário contará com debates, palestras, teatro, shows, contação de histórias e performances de ilustrações, além de lançamentos de livros. "Mais do que um encontro com a literatura, a Bienal é um evento vibrante, com alma, pensado para tocar o coração das pessoas e movimentar cultural e comercialmente nossa cidade", completa Vargas.
Segundo os organizadores da Bienal, os espaços foram criados para atender ao interesse dos diversos públicos da cidade de Campos e região, como adultos, jovens, adolescentes e crianças, além de professores e escritores. Entre os convidados, estão: Conceição Evaristo, MV Bill, Itamar Vieira Junior, Ruy Castro, Ana Maria Machado, Thalita Rebouças, Arlete Sendra, Roseana Murray, Teresa Cárdenas, Fabrício Carpinejar, Eduardo Spohr, Juca Kfouri, Viviane Mosé, Tati Bernardi, João Varella, Otávio Júnior, Mary Del Priore, André Trigueiro e Bia Bedran.
Na programação desta segunda haverá o Seminário democracia é uma construção, com Aluysio Abreu Barbosa e mediação de Carlos Augusto Alencar. Às 20h30, a programação do dia encerra com a mesa Futebol: quando a violência entra em campo, com participação de Juca Kfuri, Kamilla Póvoa e Wesley Machado. Confira a programação completa clicando aqui.
Organizada pela Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FMJOL), a Bienal de Campos terá ainda ações voltadas a estudantes, promovidas pela Secretaria municipal de Educação, Ciência e Tecnologia.