
Seu livro em quadrinhos mais conhecido, A origem do mundo (Companhia das Letras), que analisa como o patriarcado influenciou os tabus e mitos em torno da vulva ao longo da história, tornou-se um best-seller e foi traduzido para mais de vinte idiomas. Também publicou A rosa mais vermelha desabrocha (2021), Na sala dos espelhos (2023) e, este ano, A astrologia (2025), todos pela Companhia das Letras. Dois de seus livros deram origem a peças de teatro no Brasil, A origem do mundo, de 2023, com Luisa Micheletti e Julia Tavares, e A rosa mais vermelha desabrocha, de 2025, com Bianca Lopresti.
“Atenta às questões contemporâneas mais importantes – a hiperconectividade, o feminismo, as relações amorosas –, é um poço de referências na história do pensamento e pode contribuir e muito com qualquer debate crucial hoje. Além disso, a inovação da forma é algo que interessa muito à Flip”, declara Ana Lima Cecilio.
A Flip já confirmou a presença das autoras latino-americanas Dahlia de la Cerda (México), Dolores Reyes e María Negroni (Argentina), do escritor Sandro Veronesi (Itália), da Rosa Montero (Espanha) e dos brasileiros Sergio Vaz, Lilian Sais, Lilia Guerra e Alice Ruiz. Nesta edição, a Festa homenageia o poeta paranaense Paulo Leminski. Outras participações nacionais e internacionais do Programa Principal serão confirmadas esporadicamente até a divulgação completa da composição das mesas, seus dias e horários, na coletiva para a imprensa que acontecerá no final do mês de junho.