
Este ano, a Feira coincide com três feriados e recebe 350 expositores. Até o momento, estão confirmadas 963 marcas editoriais e mais de 85 mil títulos distintos.
“Com esta edição, consolidamos o modelo introduzido no ano passado, com mais praças, maior fluidez no percurso e uma programação ainda mais diversificada. Mais do que crescer em dimensão, quisemos crescer em qualidade, oferecendo uma experiência cultural enriquecedora, confortável, acessível e inspiradora. Acreditamos que a Feira do Livro deve ser, acima de tudo, uma vivência memorável que aproxime cada vez mais os leitores do livro, dos autores e da cidade”, afirma Miguel Pauseiro, presidente da Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL).
“A Feira do Livro é um dos momentos culturais mais marcantes da cidade e um exemplo de como Lisboa sabe acolher a cultura de forma viva e próxima. Esta edição reforça a experiência de quem a visita, num ambiente pensado para as famílias, para os jovens e para todos os que encontram nos livros um espaço de descoberta e encontro”, destaca Carlos Moedas, Presidente da Câmara Municipal de Lisboa.
Este ano, a sustentabilidade ganha ainda mais protagonismo com a parceria entre a Feira do Livro de Lisboa e a The Navigator Company, com a iniciativa “Vamos plantar livros”. Estima-se que, ao longo do evento, sejam vendidos cerca de 700 mil livros. Para corresponder simbolicamente ao impacto desta produção, foram já plantadas ou replantadas cerca de sete mil árvores.
A Feira terá sete praças, com a introdução da nova Praça Verde, o que permitirá acolher ainda mais eventos. Ao longo dos 19 dias, estão já programados dois mil eventos, incluindo sessões de autógrafos, apresentações de livros e debates. Destaque ainda para a crescente presença de autores internacionais, num movimento que reforça a dimensão global da Feira como evento de referência no setor editorial.
Entre atrações musicais, estão de volta os concertos de sexta-feira à noite, às 22h, no Auditório Norte, com convidados como Teresa Salgueiro.
A programação infantil ganha mais espaço e estrutura, com a renovação do equipamento da Câmara Municipal de Lisboa, e a manutenção da parceria com o Plano Nacional de Leitura (PNL), com destaque para o Consultório de Leitura e sessões de clubes de leitura para crianças, jovens e famílias.
O site da Feira conta com uma página dedicada com sugestões para planejar a visita, com recursos acessíveis.