Brazilian Publishers leva editores brasileiros para as feiras de Bogotá e Buenos Aires
PublishNews, Redação, 22/04/2025
Delegação brasileira terá as editoras Callis, Panda Books, Mágico de Oz, EDUSP, Mil Caramiolas, Editora da Unicamp e Carochinha; expectativa é gerar mais de US$ 300 mil em negócios

Buenos Aires 2024 | © Divulgação
Buenos Aires 2024 | © Divulgação

O Brazilian Publishers (BP) — projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado em parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), com apoio do Ministério das Relações Exteriores (MRE) — marcará presença na Feira Internacional do Livro de Bogotá (FILBo – 25/04 a 11/05) e na Feira Internacional do Livro de Buenos Aires (22/04 a 12/05). A participação nas duas feiras literárias promete ampliar a visibilidade da produção editorial nacional e deve gerar mais de US$ 300 mil em expectativa de negócios.

FILBo 2024 | © Divulgação
FILBo 2024 | © Divulgação
A edição da FILBo deste ano terá o tema “As palavras do corpo”. Na 49ª Feira do Livro de Buenos Aires, o Brazilian Publishers estará presente nos dias profissionais do evento, de 22 a 24 de abril. As editoras que participarão das feiras são: Callis, Panda Books, Mágico de Oz, EDUSP, Mil Caramiolas, Editora da Unicamp e Carochinha — representando a diversidade da produção editorial nacional nos encontros profissionais e nas rodadas de negócios.

Ao longo das duas feiras, as editoras brasileiras terão a oportunidade de estabelecer contatos com profissionais do mercado editorial latino-americano, negociar direitos autorais de livros e ampliar a rede de distribuição no mercado internacional.

Para Sevani Matos, presidente da CBL, participar da FILBo e da Feira do Livro de Buenos Aires é de extrema importância para o mercado brasileiro do livro. “É sempre uma alegria participar desses dois eventos. É um momento para estreitar laços com outro país da América Latina e demonstrar a força e a capacidade da literatura brasileira de dialogar com outros países do continente”.

Já Rayanna Pereira, coordenadora do Brazilian Publishers, aponta que a diversidade nas delegações reforça a multiplicidade do Brasil. “Essas feiras são portas para ampliar a literatura brasileira em países com culturas tão próximas à nossa. Conseguimos resultados promissores nas últimas edições e esperamos conquistar novas oportunidades para o mercado literário brasileiro”.

[22/04/2025 10:00:00]