
Com a leveza do formato de almanaque, o livro vai reunir curiosidades, números e detalhes pouco conhecidos da trajetória de Alcione, incluindo sua relação com o Maranhão, lembranças de apresentações históricas, a paixão pela escola de samba Mangueira, bastidores de seus discos, shows e de seus maiores sucessos, além de depoimentos de fãs ilustres.
Em 2024, a cantora comemorou 50 anos de carreira, foi tema de um musical, documentário e enredo da escola samba Estação Primeira de Mangueira.
O autor, Leonardo Lichote é um jornalista musical renomado, com experiência em diversos veículos de comunicação, como O Globo, El País, Folha de S.Paulo, revistas Piauí e Traços. Ele também integrou a equipe dos documentários Elza & Mané e Belo: perto demais da luz, do Globoplay, e assina o texto final do livro Minha fama de mau (Objetiva), com memórias de Erasmo Carlos.
Além disso, é autor dos textos críticos que acompanham a caixa de Chico Buarque De todas as maneiras (Universal) e editou o livro Só por hoje e para sempre (Companhia das Letras), com os diários de Renato Russo durante temporada numa clínica de reabilitação. Lichote é um dos organizadores e autores do livro Gal Costa (Bei), sobre a vida e carreira da cantora.