
Organizada pela Sharjah Book Authority (SBA), a Conferência visou discutir os tópicos atuais do setor, como a inteligência artificial, estratégias de marketing, inovação e o crescimento sustentável, mas também os desafios que atingem diretamente as regiões do Oriente Médio e África como a distribuição e venda de livros.
"A resiliência dos livreiros está em sua capacidade de se adaptar, inovar e construir comunidades significativas em torno de seus espaços. A Sharjah Booksellers Conference é a expressão de nossa determinação coletiva para dominar os desafios, compartilhar o entendimento e assumir o futuro de nossa indústria em nossas mãos. Aqui em Sharjah, continuamos parceiros firmes dos livreiros em todo o mundo, apoiando e elevando seu papel essencial no enriquecimento da cultura e da sociedade", afirmou Bodour Al Qasimi, presidente da SBA.

Salvetti detalhou os esforços estratégicos da empresa para equilibrar a distribuição digital e física em um mercado em rápida mudança, e também expandiu o compromisso da Messaggerie Libri com a sustentabilidade e seu investimento em distribuição digital e gerenciamento de direitos.
A Conferência também contou com o lançamento de uma nova joint venture entre a SBA e a Arabookverse UK, uma plataforma líder para audiolivros e e-books, para enriquecer o cenário de publicação digital e de áudio. Ao impulsionar a inovação, fortalecer parcerias tecnológicas, a joint venture colaborativa pretende expandir o alcance global do conteúdo em árabe. O acordo inclui a produção anual de audiolivros e e-books, juntamente com o estabelecimento de um estúdio moderno dedicado à criação de conteúdo de áudio em árabe de alta qualidade, incluindo audiolivros e podcasts.
O dia também contou com uma série de workshops realizados em várias mesas redondas por um distinto grupo de especialistas globais em publicação e venda de livros. Foram 14 mesas focadas em mercados internacionais e 6 em mercados árabes, dando aos livreiros e distribuidores a oportunidade de participar e fazer networking em sessões adaptadas aos seus interesses profissionais.
Além dos painéis e das mesas-redondas com especialistas em diferentes áreas do setor, a Conferência novamente contou com 60 estandes para que editores e distribuidores se conectassem e fizessem networking com os participantes. Em 2024, a Árvore ocupou um desses espaços, representada por Camila Cebete.