
O lançamento é uma parceria da FBN com o grupo de pesquisa “Sociedade, Memória e Poder”, e lançará os seguintes títulos: A Biblioteca e a Nação: entre catálogos, exposições, documentos e memória (Appris), de Carlos Henrique Juvêncio; O bibliotecário perfeito: o historiador Ramiz Galvão na Biblioteca Nacional (Biblioteca Nacional), de Ana Paula Sampaio Caldeira; e A Biblioteca Nacional: instituição, coleções e imaginário social (Fino Traço), com organização conjunta dos pesquisadores e professores Ana Paula Sampaio Caldeira e Carlos Henrique Juvêncio.
O livro A Biblioteca e a Nação: entre catálogos, exposições, documentos e memória busca compreender os caminhos e descaminhos na construção do imaginário social acerca do que é a Nação brasileira pela Biblioteca Nacional - tendo como objeto de estudo os conteúdos dos Anais da Biblioteca Nacional, os acervos nominados “Memória do Mundo” pela Unesco e as exposições em comemorações a efemérides nacionais.
A publicação O bibliotecário perfeito: o historiador Ramiz Galvão na Biblioteca Nacional traça uma espécie de perfil daquele que pode ser considerado o mais importante diretor da Biblioteca Nacional (BN) no século XIX. Ramiz Galvão estabeleceu na instituição uma série de padrões, técnicas e procedimentos biblioteconômicos, numa época em que a ciência da organização de acervos não estava plenamente estruturada. Foi durante sua gestão que a BN deu passos decisivos rumo a sua modernização.
Já o livro A Biblioteca Nacional: instituição, coleções e imaginário social convida os leitores a conhecerem melhor a trajetória, os acervos e os atributos reais e simbólicos que fazem da BN uma multidão de bibliotecas em si mesma. O livro é fruto da participação dos autores no “I Encontro Sociedade, Memória e Poder”, realizado na BN entre 18 e 20 de abril de 2023.
SERVIÇO
Lançamento livros história da Biblioteca Nacional
Data: 27 de março
Horário: 14h30
Local: Auditório Machado de Assis, na sede da Biblioteca Nacional (Rua México, s/n — Rio de Janeiro / RJ), no Centro do Rio