
A quarta edição da Conferência Internacional de Livreiros de Sharjah vai ocorrer nos dias 7 e 8 de abril. Em anúncio oficial, a Sheikha Bodour bint Sultan Al Qasimi, presidente da Sharjah Book Authority (SBA), adiantou que o evento reunirá 575 livreiros, editores e distribuidores líderes de 92 países para discutir questões-chave do setor, fortalecer parcerias, explorar oportunidades de negócios e trocar insights.
A conferência visa promover a colaboração e a troca de conhecimento enquanto explora novas oportunidades na distribuição de livros e desenvolve estratégias inovadoras para o crescimento do mercado global. A dinâmica continua a mesma das edições anteriores: um programa diversificado de painéis de discussão, workshops e palestras principais lideradas por especialistas do setor.
“Embora a tecnologia moderna tenha aproximado os mercados, o setor de distribuição de livros continua a enfrentar desafios significativos. Desde sua criação, a Conferência Internacional de Livreiros tem como objetivo abordar esses desafios promovendo o diálogo entre distribuidores, editores e líderes do setor, ao mesmo tempo em que oferece soluções práticas”, frisou Ahmed bin Rakkad Al Ameri, CEO da SBA.
Explorando o futuro da distribuição de livros na era digital
A conferência deste ano examinará as principais tendências que moldam o mercado de livros, incluindo o papel da inteligência artificial na venda de livros e seu potencial para aumentar e impulsionar as vendas, bem como melhorar a eficiência operacional. Ela também explorará estratégias de marketing modernas nas mídias sociais e a crescente importância de influenciadores de livros na promoção de livros e no envolvimento de leitores.
O evento também destacará a importância do gerenciamento de dados na distribuição de livros e seu papel na melhoria das experiências do cliente e estratégias de vendas. As discussões também se concentrarão na diversificação das ofertas e atividades das livrarias para atrair novos públicos e enfatizar a importância da colocação de livros em áreas de espera e espaços de recepção para promover uma cultura de leitura.
Outro ponto de destaque será o papel dos eventos culturais no apoio ao setor editorial. Uma sessão dedicada discutirá como os festivais literários impulsionam o envolvimento cultural e fortalecem as conexões entre autores e públicos.
Já os workshops oferecerão insights sobre o desenvolvimento e o gerenciamento de clubes do livro como uma ferramenta e apresentarão estratégias inovadoras para incentivar crianças e adolescentes a ler em bibliotecas e escolas.
Com o comércio eletrônico desempenhando um papel cada vez mais significativo na indústria editorial, a conferência também examinará estratégias para construir empreendimentos de venda de livros on-line bem-sucedidos e sustentáveis. Além disso, destacará as melhores práticas para organizar eventos culturais em livrarias para atrair públicos e melhorar as experiências dos visitantes.
O período de inscrição para receber o pacote de hospitalidade do evento ja acabou, mas interessados ainda podem se inscrever clicando aqui.