
A Bienal do Livro Rio 2025 (13 a 22 de junho) divulgou o nome de mais duas autoras internacionais confirmadas na sua programação: Lynn Painter e Alexene Farol Follmuth. Elas se apresentarão no Palco Apoteose, que tem curadoria de nomes como Thalita Rebouças, Clara Alves, Rosane Svartman e Clélia Bessa.
A best-seller de comédias românticas para leitores jovens e adultos Lynn Painter marca presença no evento no dia 14 de junho. Ela lança no mesmo mês Sorte no amor (Intrínseca), seguindo o mesmo universo de Amor por engano (Intrínseca) – divulgado na última edição do evento, em 2023. O novo livro da autora traz uma história de amor improvável entre Jack e Hallie, duas pessoas que fazem uma aposta curiosa: quem se apaixonar primeiro, ganha.
Com o título Melhor do que nos filmes, Lynn tornou-se um fenômeno do TikTok. Embalado por músicas da Taylor Swift, a obra traz uma divertida história sobre encontrar o amor onde menos se espera. A autora, que já vendeu mais de 350 mil exemplares no Brasil, tem como recurso literário favorito o “fake dating”, ou namoro falso, presente em todas as suas obras.
Já Alexene Farol Follmuth sobe ao palco da Bienal no dia 15 de junho. A norte-americana tornou-se best-seller do New York Times e do público indie com o segundo livro, Noite de cavaleiros (Alt) – que será adaptado para um filme da Netflix. A comédia geek jovem adulta tem um apelo especial aos fãs de RPG, foi selecionada para o Clube do Livro Jovem Adulto da Barnes & Noble, em junho de 2024, e para o Clube do Livro de Verão de 2024 da atriz Reese Witherspoon.
O romance geek de estreia de Alexene, A Mecânica do amor (Alt), também foi indicado ao prêmio Goodreads Choice, e celebra a jornada de mulheres na área da ciência e da tecnologia em um enredo envolvente.
Novo conceito Bookpark
A Bienal do Livro Rio é realizada pela GL events Exhibitions, em parceria com o Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL). O festival foi decisivo para que o Rio se tornasse a primeira cidade de Língua Portuguesa a conquistar o título de “Capital Mundial do Livro”. A partir de 23 de abril de 2025, quando se comemora o Dia Mundial do Livro, o Rio assume a posição por um ano. Esta edição da Bienal funcionará como o ápice de uma programação em torno do livro.
O festival de 2025 se destaca pela sua curadoria diversa, com discussões contemporâneas, além das novidades que vão garantir experiências diferenciadas para os visitantes. O Palco Apoteose vai reunir autores consagrados e personalidades. Já o tradicional Café Literário, que completa 25 anos, terá conteúdos sugeridos por Lázaro Ramos, Flávia Oliveira, Luiz Antônio Simas, Pedro Pacífico (Bookster) e Bianca Ramoneda.
O festival de Literatura, Cultura e Entretenimento vai extrapolar o diálogo entre as diferentes narrativas, trazendo as histórias embaladas por um novo conceito de BookPark, em que o livro permanece como protagonista desse parque de diversões literário. Entre as novidades estão um Labirinto de Histórias, uma Roda Gigante, a Praça Além da Página e um Escape Room.