Publicidade
Publicidade
Podcast do PublishNews #362 – 2º Panorama do Consumo de Livros, com Sevani Matos e Mariana Bueno
PublishNews, Redação, 17/03/2025
Com nova abertura e pequenas mudanças estruturais, Podcast do PN desta semana tirou dúvidas do mercado sobre a 2ª edição da pesquisa que investiga os hábitos dos compradores de livros no Brasil

O Podcast do PublishNews chega reformulado nesta semana. Com nova abertura e mudanças na estrutura do programa, iniciamos a nova temporada com a participação de Sevani Matos, reeleita presidente da Câmara Brasileira do Livro (CBL) e diretora-geral da VR Editora, e Mariana Bueno, coordenadora de pesquisa da Nielsen BookData, para uma conversa sobre a segunda edição do Panorama do Consumo de Livros.

O estudo, encomendado pela CBL e realizado pela Nielsen, investiga os hábitos dos compradores de livros no Brasil e, sem mudanças significativas nos números gerais em relação à pesquisa anterior, mostrou que 84% da população brasileira não comprou nenhum livro nos últimos 12 meses. Por outro lado, a pesquisa demonstra que, se o preço do livro fosse semelhante nos diferentes canais de venda, 49% comprariam em lojas físicas, contra 44% que disseram que prefeririam lojas virtuais.

Na conversa, foram discutidos o impacto das redes sociais na leitura, os desafios enfrentados pelas livrarias físicas, a demografia dos leitores, a crise das grandes redes de livrarias, a demanda significativa por livros e a necessidade de mais livrarias no país, além do impacto do e-commerce na venda dos livros.

“Temos que ter a consciência de que estamos em um país com um baixo poder de consumo e qualquer movimento na renda das famílias pode fazer a diferença. Sabemos que as famílias cortam gastos. Então é sempre um mercado que temos que estar atentos, entendermos o que o consumidor gosta, o que ele quer”, resume Sevani.

Mariana Bueno reforça que a pesquisa coloca o Brasil no patamar de mercados mais maduros, e destaca: “No recorte de gênero, vemos a importância das mulheres para esse mercado, e pensando na questão de renda, a gente sabe as mulheres estão sempre abaixo na pirâmide – as mulheres ganham menos independente da classe social em que estejam – então temos que levar isso em consideração. A pesquisa também traz uma questão em relação ao preço, nós aprofundamos isso porque a edição anterior gerou muito barulho. É muito interessante a gente perceber que a maioria da população não acha o livro nem caro nem barato”.

Além disso, pedimos para profissionais do mercado enviarem suas perguntas sobre a pesquisa. Portanto, teremos dúvidas pontuais de Gerson Ramos (Planeta), Luciana Borges (Companhia das Letras), Rafaella Machado (Record), Alexandre Martins Fontes (ANL e Livraria Martins Fontes) e Diana Passy (curadora Bienal de SP).

O Podcast do PublishNews é um oferecimento da MVB, a empresa que torna os seus livros visíveis com serviços como Metabooks e Pubnet; da UmLivro, novo modelo de negócios para o mercado editorial: mais livros e mais vendas; e da Câmara Brasileira do Livro (CBL), a entidade que representa editores, livreiros, distribuidores e demais profissionais do setor. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes; Google Podcasts, Overcast e YouTube.

Indicações:
Falando a Real (Shrinking) - Apple TV
Ruptura (Severance) - Apple TV
Historia de la lengua española (RBA Libros), de Rafael Lapesa Melgar
A la intemperie (Debolsillo), de Roberto Bolaño
O faz nada - Disney+

Este é o Podcast do PublishNews e falamos aqui, toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.

Publicidade
Leia também
Episódio especial tem participação de finalistas da 10ª edição da maior premiação do mercado editorial brasileiro
Lucas de Lucca, fundador da Editora Flyve, e Elimar Souza, editor sênior da Editora Fruto Proibido, compartilham suas experiências de inovação no setor editorial
Convidados compartilham experiências e reflexões sobre como ampliar o acesso à leitura em comunidades fora do centro
Bruno Zolotar, Fernanda Garcia e Mariana Bueno detalham novidades e mudanças os dados da terceira edição da pesquisa
Editora celebra uma década da casa carioca com programação intensa e conversa sobre o estado do mercado editorial e a sua relação com a imprensa, entre outros assuntos
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Todas as sextas-feiras, uma nova tirinha de Estevão Ribeiro
Indústria de audiolivros não está só aumentando em market share, receita e número de ouvintes, mas igualmente em nível de inovação, tipos de novos entrantes e em complexidade
Nessa semana, o destaque é a obra 'O prazer de dizer não' que mistura ciência, psicologia e espiritualidade com uma escrita leve e acolhedora
Nos últimos anos, a sustentabilidade deixou de ser um tema periférico no setor editorial. Mas ainda há um ponto pouco explorado — e decisivo: o livro sustentável não começa na editora, nem na gráfica
Episódio especial tem participação de finalistas da 10ª edição da maior premiação do mercado editorial brasileiro
A feira de Frankfurt é um grande palco e esse palco reflete o que acontece ao redor do mundo e o mundo está cheio de conflitos.
Juergen Boos
Diretor da Feira do Livro de Frankfurt
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar