O estudo, encomendado pela CBL e realizado pela Nielsen, investiga os hábitos dos compradores de livros no Brasil e, sem mudanças significativas nos números gerais em relação à pesquisa anterior, mostrou que 84% da população brasileira não comprou nenhum livro nos últimos 12 meses. Por outro lado, a pesquisa demonstra que, se o preço do livro fosse semelhante nos diferentes canais de venda, 49% comprariam em lojas físicas, contra 44% que disseram que prefeririam lojas virtuais.
Na conversa, foram discutidos o impacto das redes sociais na leitura, os desafios enfrentados pelas livrarias físicas, a demografia dos leitores, a crise das grandes redes de livrarias, a demanda significativa por livros e a necessidade de mais livrarias no país, além do impacto do e-commerce na venda dos livros.
“Temos que ter a consciência de que estamos em um país com um baixo poder de consumo e qualquer movimento na renda das famílias pode fazer a diferença. Sabemos que as famílias cortam gastos. Então é sempre um mercado que temos que estar atentos, entendermos o que o consumidor gosta, o que ele quer”, resume Sevani.
Mariana Bueno reforça que a pesquisa coloca o Brasil no patamar de mercados mais maduros, e destaca: “No recorte de gênero, vemos a importância das mulheres para esse mercado, e pensando na questão de renda, a gente sabe as mulheres estão sempre abaixo na pirâmide – as mulheres ganham menos independente da classe social em que estejam – então temos que levar isso em consideração. A pesquisa também traz uma questão em relação ao preço, nós aprofundamos isso porque a edição anterior gerou muito barulho. É muito interessante a gente perceber que a maioria da população não acha o livro nem caro nem barato”.
Além disso, pedimos para profissionais do mercado enviarem suas perguntas sobre a pesquisa. Portanto, teremos dúvidas pontuais de Gerson Ramos (Planeta), Luciana Borges (Companhia das Letras), Rafaella Machado (Record), Alexandre Martins Fontes (ANL e Livraria Martins Fontes) e Diana Passy (curadora Bienal de SP).
O Podcast do PublishNews é um oferecimento da MVB, a empresa que torna os seus livros visíveis com serviços como Metabooks e Pubnet; da UmLivro, novo modelo de negócios para o mercado editorial: mais livros e mais vendas; e da Câmara Brasileira do Livro (CBL), a entidade que representa editores, livreiros, distribuidores e demais profissionais do setor. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes; Google Podcasts, Overcast e YouTube.
Indicações:
Falando a Real (Shrinking) - Apple TV
Ruptura (Severance) - Apple TV
Historia de la lengua española (RBA Libros), de Rafael Lapesa Melgar
A la intemperie (Debolsillo), de Roberto Bolaño
O faz nada - Disney+
Este é o podcast do PublishNews e falamos aqui toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.
A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!
Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.
Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.
O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?