Matinas Suzuki Jr. anuncia a nova editora casa matinas, com livros sob demanda
PublishNews, Redação, 17/03/2025
Criador da iniciativa, jornalista e editor afirma que a casa surge com propósito de lançar obras esgotadas e fora de catálogo

Matinas Suzuki anuncia a criação da casa matinas, uma pequena editora de livros impressos sob demanda | © Divulgação
Matinas Suzuki anuncia a criação da casa matinas, uma pequena editora de livros impressos sob demanda | © Divulgação
Aos 70 anos, Matinas Suzuki Jr. anuncia agora a criação da casa matinas, pequena editora de livros impressos sob demanda, para abril de 2025. A novidade foi divulgada oficialmente em uma carta enviada para colegas e profissionais do mercado nesta segunda-feira (17). Pessoas interessadas em receber as novidades da casa matinas podem inscrever o email no link.

Os títulos da casa matinas poderão ser comprados na plataforma Um Livro ou nas livrarias on-line no Brasil e em 17 países. A parceira leva 48 horas para expedir o livro demandado – o tempo que restará para o leitor recebê-lo fica por conta dos prazos de logística.

De acordo com Matinas Suzuki Jr., a casa matinas nasce com o propósito de trabalhar com livros imperecíveis. São obras que foram lançadas há tempos e que se encontram esgotadas, fora do catálogo das editoras. Graças ao POD, esses títulos importantes estarão permanentemente disponíveis e remunerando seus autores, o que não ocorre na comercialização dos livros de segunda mão, reforça.

Na fase inicial do projeto, a ênfase será aos livros de jornalismo. "Lembra-se da velha história que dizia que se o cachorro morde o homem, isso não é notícia; mas, se o homem morde o cachorro, isso sim, é notícia? Pois bem, a nossa coleção Homem Morde o Cachorro acalenta o desejo de ser uma homenagem aos bons nomes da imprensa – tanto mais necessária quanto menos democracia temos no planeta. Além de ser um gesto pela reexistência de jornalistas no mundo dos livros, é, numa nota pessoal, uma maneira de eu continuar participando, modestamente, do jornalismo", comenta Suzuki.

O jornalista e editor também agradeceu algumas pessoas que fizeram parte de sua trajetória:

"Agradeço também aos meus irmãos (por pouco a editora não se chamou Os Suzukis) e ao núcleo inicial de gente talentosa e aguerrida que está empilhando tijolo por tijolo nessa construção: Amanda Piva, responsável pelo gracioso e bem-humorado logotipo, e pela identidade visual; Helen Claro, cuja qualidade rara é colocar ideias criativas em pé; Letícia Teófilo, com ótimas e bem-vindas sugestões editoriais; Nelson Urssi, um porto seguro nas referências gráficas. E, claro, meu agradecimento fundamental à Angélica, pelo ontem, pelo hoje e pelo amanhã".

Saída da Companhia das Letras

O Grupo Companhia das Letras anunciou em agosto de 2024 que, após 14 anos de dedicação, Matinas Suzuki Jr. deixaria sua posição como Diretor Executivo de Operações em 2025 para se dedicar a projetos pessoais. Mariana Zahar Ribeiro assumiu a posição no Grupo.

Durante seu período na editora, Matinas conduziu o lançamento do selo Jornalismo Literário em 2007 e liderou a chegada da Penguin ao Brasil, com o selo Penguin-Companhia em 2010, entre diversas outras iniciativas. Participou de todas as fusões e aquisições desde então e foi fundamental na criação de novas áreas e frentes de negócio, contribuindo para o crescimento e sucesso da editora.

[17/03/2025 11:00:00]