
Isabella é doutora em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora, mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais e graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal de Viçosa.
Pesquisadora do MARES — Religião, Arte, Materialidade, Espaço Público: Grupo de Antropologia, ela atua principalmente nos seguintes temas: antropologia das coisas, patrimônio cultural, pensamento social brasileiro, sociologia da cultura, comunicação, estudos urbanos.
A Fundação Gilberto Freyre parabeniza Isabella Mendes Freitas, enquanto já celebra a publicação do trabalho em livro.
O Concurso Internacional de Ensaios é uma celebração ao legado freyriano e também à comunidade científica, à medida em que estimula e valoriza o trabalho de pesquisadores. “O prêmio foi criado com o objetivo de apoiar a pesquisa científica e tornar público o que os pesquisadores da obra de Freyre têm descoberto ao se debruçarem nas múltiplas temáticas abordadas em sua obra”, explica a diretora executiva da FGF, Jamille Barbosa.
A premiação é promovida a cada dois anos pela Fundação Gilberto Freyre e pela Global Editora e visa fomentar estudos acerca da obra do sociólogo e escritor Gilberto Freyre.