
Em pleno Carnaval, a noite de domingo (2) foi histórica para o cinema brasileiro. Ainda estou aqui, filme de Walter Salles inspirado na obra de Marcelo Rubens Paiva venceu a 97ª edição do Oscar na categoria de Melhor Filme Internacional.
“É uma honra receber esse prêmio. Eu o dedico a uma mulher que depois de uma perda resolveu não desistir, o nome dela é Eunice Paiva. Eu dedico esse prêmio a duas mulheres que deram vida a ela: Fernanda Torres e Fernanda Montenegro”, disse Walter Salles em seu discurso ao receber a estatueta.
O filme permanece em cartaz nos cinemas até 2 de abril. No dia 6 de abril, estará disponível no catálogo do Globoplay, sem custos adicionais para os assinantes.

Ao relatar alguns dos momentos e lembranças que tem de seu pai, Marcelo falou sobre sua nova obra: “Explorar a dor e a saudade escrevendo é compulsivo. Conto do ex-boêmio do Baixo Augusta que virou pai aos 50. Da separação, quando os filhos eram bebês. Das lembranças de como fui educado para aprender a ser pai e, eventualmente, mãe. De como atravessar um isolamento social. De como, como a maioria dos artistas, sobreviver a um governo que considerava a cultura inimiga. O livro desse tempo, desse 'novo normal', em que dizíamos 'ninguém larga a mãe de ninguém', se chamará O novo agora. Mas poderia se chamar Ainda estão aqui. Porque os ancestrais estão conosco. Sempre estarão”, adiantou.

Desde então, segundo a apuração do PublishNews, a obra vendeu mais de 31 mil exemplares. Segundo a Amazon, as edições físicas e digitais de Ainda estou aqui, juntas, tiveram aumento de 53.000% em vendas comparando fevereiro de 2024 com fevereiro 2025.
Já segundo dados da Bookinfo, dos 20.355 exemplares de Ainda estou aqui vendidos de agosto a dezembro de 2024, 60% foram vendidos somente em dezembro (12.005). Até 26 de fevereiro, a obra vendeu mais 13.909 exemplares.
Confira a repercussão do anúncio da premiação do filme.
https://t.co/quIkvxHx5U
— Marcelo Rubens Paiva (@marcelorubens) March 3, 2025
Brazil takes home Best International Feature Film for I'M STILL HERE with Walter Salles flashing a smile at the 97th #Oscars.
Photo Credit: Matt Sayles pic.twitter.com/GlqncNzc3Z
— The Academy (@TheAcademy) March 3, 2025
Walter Salles divulgou o discurso que havia preparado para o Oscar, mas que, infelizmente, não pôde ser lido após ter sido perdido antes do evento: “Governos autoritários surgem e desaparecem no esgoto da história. Viva a democracia, ditadura nunca mais!”.pic.twitter.com/ewrxoXkJlh
— Lázaro Rosa (@lazarorosa25) March 4, 2025