Prêmio Jabuti Acadêmico abre nova consulta voltada a editores para o Livro Acadêmico Clássico
PublishNews, Redação, 26/02/2025
A iniciativa busca reconhecer obras que se destacam por sua relevância, originalidade e impacto no campo do conhecimento; indicações podem ser feitas até 20 de março

Cerimônia do Jabuti Acadêmico ocupou o Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo | © CBL
Cerimônia do Jabuti Acadêmico ocupou o Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo | © CBL
Agora é a vez de editores recomendarem livros de seus catálogos para a escolha do "Livro Acadêmico Clássico 2025”, uma das principais homenagens do Prêmio Jabuti Acadêmico. A iniciativa da Câmara Brasileira do Livro (CBL), busca reconhecer obras que se destacam por sua relevância, originalidade e impacto no campo do conhecimento. As editoras podem preencher o formulário até o dia 20 de março, indicando um livro com os dados da obra e uma breve justificativa.

É possível recomendar um ou mais livros de sua editora, desde que tenha sido publicada por algum autor brasileiro e contribua significativamente para a formação e aperfeiçoamento de gerações de estudiosos, pesquisadores e leitores. O livro escolhido será homenageado na cerimônia de entrega de estatuetas do Prêmio Jabuti Acadêmico 2025.

Pode ser um título que tenha marcado a trajetória profissional ou pessoal de gerações; ou cuja temática se mantém atual para o meio e currículos acadêmicos; que tenha ultrapassado fronteiras e, ao ser traduzido, ampliou o alcance e valorização do conteúdo produzido pelos pesquisadores e cientistas brasileiros. As editoras também podem sugerir alguma obra já premiada, nacional ou internacionalmente; ou que tenha um desempenho significativo para a editora ao longo de suas edições.

A avaliação será feita pelo Conselho Curador do Prêmio Jabuti Acadêmico, composto por especialistas em diversas áreas do saber, e nomeada pela diretoria da CBL.

A curadoria do Prêmio Jabuti Acadêmico é conduzida por Marcelo Knobel, físico e ex-reitor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), O prêmio conta com o apoio da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e da Academia Brasileira de Ciências (ABC).

[26/02/2025 10:00:00]