
Voltado para editores e profissionais do setor, o evento estratégico terá um olhar fundamentado em dados e pesquisas – uma das bandeiras do SNEL, organizador do evento –, e pretende propor um debate sobre os desafios e oportunidades do mercado editorial brasileiro, buscando pontos de convergência para projetar novos caminhos.
"Em um ano tão especial, com o Rio sendo a Capital Mundial do Livro, não poderíamos deixar de ter um espaço relevante para a discussão de temas atuais do setor editorial. Esse é o sentido do Rio International Publishers Summit, criar esse espaço para que possamos, todo o setor, debater possíveis caminhos, desafios atuais e colaboração muito forte, como sempre tem sido a tônica das entidades brasileiras do setor", comemora Dante Cid, presidente do SNEL.
A programação será dividida em duas trilhas principais:
- Futuro do mercado – Focada no crescimento sustentável do setor, explorando inovação, expansão de mercado e estratégias de impacto. Questões como o impacto da Inteligência Artificial no mercado editorial e a transformação dos modelos de negócios estão no centro dos debates.
- O valor do trabalho criativo – Voltada para a valorização da produção editorial e dos profissionais envolvidos na cadeia do livro. A Propriedade Intelectual e os desafios dos direitos autorais na era digital serão temas essenciais para pensar o equilíbrio entre tecnologia e criação.
“Estamos trabalhando juntos, unindo nossas trajetórias e procurando ampliar as visões e pensar por novos ângulos questões recorrentes do mercado”, adianta a curadora Martha Ribas.
“O mercado editorial tem passado por transformações profundas, e o Rio International Publishers Summit será um espaço para anteciparmos tendências, discutirmos soluções e construirmos estratégias concretas para o futuro do livro. Não se trata apenas de refletir sobre o cenário atual, mas de conectar profissionais e criar oportunidades que realmente impactem o setor, tanto no Brasil quanto no exterior”, comenta Luiz Alvaro.
"Para um setor que tem como DNA a curadoria de conteúdo e transformar tendências em conteúdo, nada melhor do que colocar isso em prática com o Summit. Esta é a razão do evento. Será uma programação focada no que precisamos como setor para estar na mesma página do que está acontecendo no Brasil e no mundo, de tecnologia a tendências, do que é pilar para o mercado editorial", completa Flávia.
Os curadores:

Martha Ribas, também com mais de 25 anos de experiência, é uma empreendedora dedicada à Cultura e à Educação, atuando como curadora e consultora de conteúdo do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) e da Bienal do Livro Rio, sempre impulsionando o mercado editorial com sua visão estratégica.
Já Luiz Alvaro Salles Aguiar de Menezes traz sua sólida formação e trajetória em gestão estratégica, gestão pública, relações internacionais e marketing. Com 22 anos de mercado editorial, entre 2022 e 2024, ocupou o cargo de Chefe de Gabinete da Presidente da International Publishers Association (IPA), com sede em Genebra, onde teve um papel essencial na orientação estratégica e supervisão de projetos globais.
O trio terá como foco garantir que o Summit tenha debates profundos e relevantes, contribuindo para a construção de novos caminhos para o mercado editorial. O jornalista Leonardo Neto, especializado na cobertura do mercado editorial, será o mestre de cerimônias.
O Rio International Publishers Summit ainda está aberto para patrocínios e interessados podem entrar em contato pelo e-mail delnerocamila@gmail.com.