
A Editora do Brasil lançou em novembro de 2024 o Concurso Novas Autorias. Em sua primeira edição, o olhar se voltou especialmente para as regiões Norte, Nordeste e Centro-oeste, para prestigiar a produção cultural fora do eixo Sul-Sudeste. O título vencedor foi A vovó da lata e a vovó da sacola (título provisório), de Sílvia Amélia de Araújo, da cidade de Goiás (GO). A história é um convite à reflexão sobre o tempo, a memória e as relações familiares.
Na obra, conhecemos a Vovó Nina, com seus biscoitos caseiros – e conhecemos também a Vovó Terezinha, que compra guloseimas pelo caminho para dar aos netos. Mas um dia, Vovó Nina se esquece de ir, se esquece de chegar e se esquece até que é ótima na confeitaria. Seus netinhos percebem que algo não está bem com a vovó da lata.
A obra será ilustrada, editada e comercializada nos formatos impresso e digital pela Editora do Brasil e terá seu evento oficial de lançamento no dia 28 de abril no estande da Editora do Brasil na feira BETT Brasil, grande evento de educação da América Latina.
Em menos de dois meses, a editora recebeu centenas de originais de escritores brasileiros em língua portuguesa, maiores de 18 anos (completados até a data de início das inscrições), naturais das regiões Centro-Oeste, Nordeste ou Norte do Brasil.
Os textos originais inéditos, voltados ao público infantil, foram selecionados e julgados por uma comissão formada por Elisabete da Cruz, pedagoga e autora; Severino Rodrigues, autor, professor e roteirista de HQs, e Zair Henrique Santos, Doutor em Educação, professor e especialista em Literatura. “Coordenar a equipe de jurados foi uma experiência pessoal e profissional incrível. A literatura nos conecta, transmuta e nos permite viajar para cada uma das histórias. Como jurada, me emocionei, torci e continuo aqui desejando que o texto vencedor ganhe o mundo. Parabéns a todos os envolvidos.”, diz Elisabete da Cruz.