
Ministrado por Bruno Zolotar, profissional com mais de 30 anos de experiência em marketing, sendo 18 deles no mercado editorial, que atuou em mais de 5 mil lançamentos e com mais de 500 títulos nas listas dos mais vendidos, o curso apresenta uma ampla visão do mercado brasileiro e das múltiplas estratégias que fazem a diferença na venda de livros.
Nesse mercado, o marketing é indispensável. Em meio a centenas de títulos lançados diariamente, é preciso descobrir como destacar o seu livro. Pensando nisso, o curso abrange desde a edição, com um olhar no leitor, até a divulgação através de influenciadores, passando por precificação, distribuição e planejamento de comunicação.
O aluno conhecerá os dados mais recentes do setor, o comportamento do consumidor, as últimas tendências, como editar com foco no público-alvo e maneiras de maximizar seu catálogo. Será discutido também a definição e gestão estratégica de preços e promoções, além de explorar os canais de distribuição – desde plataformas como a Amazon até livrarias independentes – com técnicas que potencializam vendas.
No módulo sobre lançamento de livros, o aluno descobrirá como desenvolver estratégias eficazes, definir orçamentos e atingir seu público-alvo. Abordaremos também a gestão do ecossistema digital, formas tradicionais de divulgação, eventos e o planejamento de comunicação integrada.
Em cada aula, serão apresentados e discutidos estudos de caso reais de livros de sucesso, enriquecendo sua compreensão sobre a aplicação dos temas abordados. Ao final, haverá a apresentação de um caso exemplar de sucesso de uma editora brasileira.
As inscrições podem ser realizadas até o dia 28 de janeiro, às 23h30, no site da Unil.