Publicidade
Publicidade
Memórias de uma vida
PublishNews, Redação, 08/01/2025
Livro 'Ibirapuitã – Arroio de Madeiras Vermelhas' narra as memórias do autor Hillo Frassá Bonatto desde a infância

Ibirapuitã é o nome do rio da cidade natal do autor, Hillo Frassá Bonatto, o rio da sua infância. Este livro narra suas memórias, desde a infância em Alegrete, com breve passagem pelo Rio de Janeiro e fixando-se com a família em Minas Gerais, e lá vivendo por 20 anos. No final da década de 1960, resolve comprar um fusca zero-quilômetro e rumar para São Paulo. Era a época da contracultura, dos Beatles, de uma grande efervescência cultural, e também da ditadura militar no país. Cruzou com pessoas interessantíssimas, formou-se psicólogo e atendeu como terapeuta junguiano durante 50 anos no bairro do Sumaré, em São Paulo.

Este livro de memórias, por assim dizer, uma autoficção, não é uma narrativa que acontece linearmente, com começo, meio e fim. Não há aquela ordem esperada na numeração dos capítulos e nem na forma deles, tanto que o livro se inicia com o Caderno 6. Essa subversão é um convite para se abrir ao que virá e permitir-se ser atravessado pelo texto, que segue de forma aleatória nos relatos e reflexões de curso imprevisível no aspecto espaço-tempo com uma escrita simples, substantiva, clara, às vezes de humor ácido, com fina ironia, atravessado pela poesia e por uma espantosa lucidez. Hillo usa, ao longo de sua obra, mandalas de palavras que convidam o leitor a voltar-se ao seu centro, mas com uma carga de oxigênio renovada e fazendo dessa leitura ponte para uma experiência criativa.

A obra traz suas vivências e reflexões sobre as transformações do mundo, a destruição da natureza, o consumismo, o individualismo, a ambição desmedida dos poderosos, e também fala sobre amor, paixão, sabedoria, literatura, meditação, saberes ancestrais, em forma de causos, relatos e histórias perpassadas de sensualidade, poesia, humor e questionamentos com uma narrativa direta e cativante que nos convida a embarcar nessas memórias até o fim.

Sobre o autor: Hillo Frassá Bonatto é de Alegrete (RS), na infância mudou-se para Minas Gerais, onde viveu durante 20 anos e formou-se em Direito. Na década de 1960 mudou-se para São Paulo, formou-se em Psicologia, teve como professor de calatonia, Pethö Sándor, Hillo Frassá Bonatto é de Alegrete (RS), na infância mudou-se para Minas Gerais, onde viveu durante 20 anos e formou-se em Direito.

Na década de 1960, mudou-se para São Paulo, graduou-se em Psicologia, teve como professor de calatonia, Pethö Sándor, médico e psicoterapeuta junguiano, criador do método. Tornou-se terapeuta junguiano, atividade que exerceu, por cinquenta anos na capital paulista, no bairro do Sumaré, onde ainda reside.

Ibirapuitã – Arroio de Madeiras Vermelhas
Autor: Hillo Frassá Bonato
Editora: do Autor
ISBN: 978-65-01-16856-2
Páginas: 186
Preço: R$ 40 (livro físico) – para adquirir, entre em contato com o autor pelo Instagram (@hillo_bonatto) ou e-mail (ibirapuita.hillo@gmail.com).
Livro digital: R$ 20 – compre aqui
Ibirapuitã – Arroio de Madeiras Vermelhas, também é encontrado na Livraria Martins Fontes da Av. Paulista, 509 - São Paulo (SP).

A Área Indie é um publieditorial que reúne mensalmente lançamentos, com informações sobre livros lançados de forma independente ou autopublicados. Para saber como participar da seção, escreva para o comercial do site no e-mail comercial@publishnews.com.br.

Tags: Área Indie
Publicidade
Leia também
Essa semana, a Área Indie apresenta quatro novidades do universo da literatura infantojuvenil da Ases da Literatura
É um livro para quem já amou à distância, para quem reconhece a beleza dos encontros breves e entende que o amor verdadeiro não prende, apenas acolhe
​ Leticya Pires apresenta em 'Você gosta de ganhar presente?' uma história que desperta a curiosidade e o encantamento sobre o significado dos presentes
O livro conta a história de Mathias Rodrigues, um menino superdotado de sete anos que, mesmo cercado por amor, enfrenta os desafios de crescer em uma família de pais separados
P.S. Florêncio apresenta em 'O menino da cesta: como se tornar num vencedor' a emocionante trajetória de Pepeu
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
No episódio da semana, o escritor e influenciador Tiago Valente explica o que pensa sobre o fenômeno da 'leitura performática', tradução da expressão 'performative reading', uma tendência que vem se consolidando nas redes sociais
Para a dupla de escritoras estrangeiras, um dos choques culturais mais curiosos foi perceber como os brasileiros estavam sempre se abraçando, como se fôssemos parentes distantes em sucessivos reencontros
Ao reunir histórias que se equilibram entre o íntimo e o universal em 'De repente nenhum som', Bruno Inácio reafirma que, às vezes, o que não se diz tem mais peso do que qualquer frase inteira. Leia a coluna!
Fernando Tavares destrincha tendências de inteligência artificial e separa possíveis aprendizados para o mercado editorial brasileiro
Essa semana, a Área Indie apresenta quatro novidades do universo da literatura infantojuvenil da Ases da Literatura
Pode-se ler a natureza, ler o rosto do interlocutor, ler o mar e o vento. Mas só a leitura de literatura é tão fundamente modificadora
Marina Colasanti
Escritora brasileira

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar