O museu Casa das Rosas é um exemplo vivo de patrimônio arquitetônico no que se refere às questões sobre as formas de morar, as transformações urbanas e as dinâmicas artístico-culturais do território onde está localizado. Nesta primeira edição, a Bolsa Ramos de Azevedo será focada em pesquisas sobre a preservação e transformações arquitetônicas na cidade de São Paulo, tendo a Casa como ponto de partida e com o objetivo de estimular novos olhares e perspectivas para as ações museais desenvolvidas pela instituição.
A bolsa de pesquisa é destinada para profissionais com formação recente de até três anos em cursos de graduação nas áreas de arquitetura, artes e humanidades com diploma reconhecido no Brasil ou validado por instituição nacional.
Serão oferecidas duas bolsas no valor de R$ 4,2 mil (quatro mil e duzentos reais), para desenvolver pesquisas em torno das três linhas programáticas: A Casa das Rosas com investigações acerca das técnicas construtivas, elementos arquitetônicos e usos históricos da edificação; Jardim da Casa com pesquisas que abranjam o projeto paisagístico, espécies de plantas e a arquitetura do ambiente; Uma casa histórica em São Paulo com análises sobre a historicidade da Casa das Rosas na cidade.
O edital completo e formulário de inscrição estão disponibilizados no site da Casa das Rosas e os interessados devem se inscrever gratuitamente até o dia 2 de fevereiro. Eventuais custos relacionados à elaboração, produção e envio da proposta ficarão à cargo dos candidatos.
SERVIÇO
Programa de Incentivo à Pesquisa - Bolsa Ramos de Azevedo
Inscrições até o dia 2 de fevereiro
Edital completo no site.