
“Sempre quis trabalhar como editor de literatura, uma atividade que, para mim, combina perfeitamente as funções da leitura e da escrita, ao mesmo tempo em que serve a ambas as pontas do processo editorial”, diz Pellanda, autor de oito livros de contos e crônicas e finalista de diversos prêmios, como o Jabuti, o Oceanos e o Portugal Telecom. “O editor ocupa esse lugar privilegiado de ligação, de ponte entre os contadores de histórias e o seu público, sem nunca deixar de ser, ele também, um narrador e um narratário. Espero fazer bom uso desse privilégio.”
“A curiosidade intelectual e o refinamento literário de Pellanda como leitor e autor o qualificam para atuar como um excelente editor”, afirma Tito Montenegro, sócio e publisher da Arquipélago, editora que completou 18 anos em 2024. “Além disso, acredito que ele vai trazer para editora o seu olhar de cronista, aquela sua capacidade de ler o mundo à nossa volta, e que isso será fundamental para darmos forma a um catálogo instigante.”
Aqueles que quiserem entrar em contato com o novo editor de ficção da Arquipélago devem escrever para o e-mail pellanda@arquipelagoeditorial.com.br.