O autor se utiliza de diversas referências literárias e filosóficas para compor fragmentos de texto, colagens, pequenos ensaios poéticos que alcançam sentido à medida que se repetem, que se ampliam, que se abrem, se fecham e exploram temas, citações e imagens.
A obra dá sequência a uma série de experimentos de linguagem realizados pelo autor e iniciados em seus livros anteriores. Ricardo Rodrigues usa e abusa da licença poética e reflete sobre a escrita e a faina dos escritores na própria construção textual. Todos os textos que compõem o livro trazem uma reflexão sobre a arte da escrita e sobre os processos criativos que o autor se utiliza: fluxo de consciência, escrita automática e espontânea, cut-up, visões oníricas, incursões ao cotidiano e ao senso comum.
O livro é dividido em duas partes e apresenta, respectivamente, 40 aforismos e 30 miniensaios, além de dois textos de apresentação, escritos pela professora e coordenadora educacional (SEEDF) Neuva Ornelas e pelo Professor-adjunto da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (FAC/UnB) Felipe Polydoro.
O livro apresenta ainda os trabalhos de três artistas visuais do Distrito Federal, Douglas Firmino, Luisa Madeira e Stéffani Magalhães, que escolheram e ilustraram três textos da obra.
Convicções em chamas inicia-se com recortes curtos e poéticos, “nenhuma regra, apenas ideias, anotações e planos intrincados traçados sobre o papel”, levando-nos a uma poesia profunda, discursiva e reflexiva, instigando a angústia caótica, dando-nos pistas de um livro bastante intenso. São textos fortes, que lidam com antagonismos entre a vida e a morte, crenças e convicções, loucura e sanidade. Põe em xeque convicções, fé, crenças e verdades, atribuindo à poesia a missão de sobreviver ao caos. “Escrever é reordenar o caos.”
A obra tem lançamento marcado para o dia 12 de dezembro, às 19h, na Livraria Circulares (CLN 113, Bloco A, loja 7, Brasília / DF). Haverá bate-papo com o autor e com os convidados Neuva Ornelas e Felipe Polydoro.
Sobre o autor:
Ricardo Rodrigues é graduado e licenciado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É editor, escritor, designer gráfico e diagramador. Atua também como professor eventual de Filosofia e História; e assessora, presta serviços e consultoria para escritores(as) e editores(as).Tem três livros publicados: A descoberta do segundo sexo (2018) e O profeta e o poeta (2019) e Convicções em chamas (2024) - obra financiada pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal, por meio do Edital No 06/2023 FAC Brasília Multicultural II (2023). Editou, diagramou e concebeu o projeto gráfico de várias obras e revistas, tais como o catálogo da mostra A direção de arte no cinema brasileiro (Mnemosine, Rio de Janeiro/RJ, 2017), organizado por Débora Butruce e Rodrigo Bouillet; Orgasmo santo, livro de contos de Kah Dantas (Gosto Duvidoso, São Paulo/SP, 2020); Amores e lendas, antologia de contos de autoras nordestinas LGBTQIAP+ (Selo Tubo, Brasília/DF, 2022); revista Imagem Vertigem no 1 e no 2 (Selo Vertigem, São Paulo/SP, 2022/2023); Afrodite-se, livro de poemas de Vanda Lucena (Independente, Brasília/DF, 2023). Idealizou e produziu o curso "Mercado Editorial Hoje: novas possibilidades e novos agentes, em São Paulo/SP" (2019), no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo.
Ricardo Rodrigues é também Editor-Chefe da Mapa Editorial e idealizador dos selos editoriais Gosto Duvidoso e Tubo, com os quais edita e publica obras de autores e de autoras contemporâneas e independentes.
Convicções em chamas
Autor: Ricardo Rodrigues
Editora: Tubo
Páginas: 168
Preço: R$ 24
Onde comprar: https://www.mapaeditorial.com.br/
A Área Indie é um publieditorial que reúne mensalmente lançamentos, com informações sobre livros lançados de forma independente ou autopublicados. Para saber como participar da seção, escreva para o comercial do site no e-mail comercial@publishnews.com.br.
A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!
Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.
Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.
O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?