Publicidade
Publicidade
Aforismos e miniensaios poéticos sobre a arte de escrever
PublishNews, Redação, 04/12/2024
Escrito por Ricardo Rodrigues, 'Convicções em chamas' é um livro híbrido que transita por vários estilos de escrita e dá sequência a uma série de experimentos de linguagem realizados pelo autor e iniciados em seus livros anteriores

Convicções em chamas é um livro híbrido que transita por vários estilos de escrita. Aforismo, poesia, ensaio e crônica se misturam e compõem uma pequena e intensa obra literária que tem como principal objetivo experimentar a escrita e desencadear os processos criativos.

O autor se utiliza de diversas referências literárias e filosóficas para compor fragmentos de texto, colagens, pequenos ensaios poéticos que alcançam sentido à medida que se repetem, que se ampliam, que se abrem, se fecham e exploram temas, citações e imagens.

A obra dá sequência a uma série de experimentos de linguagem realizados pelo autor e iniciados em seus livros anteriores. Ricardo Rodrigues usa e abusa da licença poética e reflete sobre a escrita e a faina dos escritores na própria construção textual. Todos os textos que compõem o livro trazem uma reflexão sobre a arte da escrita e sobre os processos criativos que o autor se utiliza: fluxo de consciência, escrita automática e espontânea, cut-up, visões oníricas, incursões ao cotidiano e ao senso comum.

O livro é dividido em duas partes e apresenta, respectivamente, 40 aforismos e 30 miniensaios, além de dois textos de apresentação, escritos pela professora e coordenadora educacional (SEEDF) Neuva Ornelas e pelo Professor-adjunto da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (FAC/UnB) Felipe Polydoro.

O livro apresenta ainda os trabalhos de três artistas visuais do Distrito Federal, Douglas Firmino, Luisa Madeira e Stéffani Magalhães, que escolheram e ilustraram três textos da obra.

Convicções em chamas inicia-se com recortes curtos e poéticos, “nenhuma regra, apenas ideias, anotações e planos intrincados traçados sobre o papel”, levando-nos a uma poesia profunda, discursiva e reflexiva, instigando a angústia caótica, dando-nos pistas de um livro bastante intenso. São textos fortes, que lidam com antagonismos entre a vida e a morte, crenças e convicções, loucura e sanidade. Põe em xeque convicções, fé, crenças e verdades, atribuindo à poesia a missão de sobreviver ao caos. “Escrever é reordenar o caos.”

A obra tem lançamento marcado para o dia 12 de dezembro, às 19h, na Livraria Circulares (CLN 113, Bloco A, loja 7, Brasília / DF). Haverá bate-papo com o autor e com os convidados Neuva Ornelas e Felipe Polydoro.

Sobre o autor:

Ricardo Rodrigues é graduado e licenciado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É editor, escritor, designer gráfico e diagramador. Atua também como professor eventual de Filosofia e História; e assessora, presta serviços e consultoria para escritores(as) e editores(as).

Tem três livros publicados: A descoberta do segundo sexo (2018) e O profeta e o poeta (2019) e Convicções em chamas (2024) - obra financiada pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal, por meio do Edital No 06/2023 FAC Brasília Multicultural II (2023). Editou, diagramou e concebeu o projeto gráfico de várias obras e revistas, tais como o catálogo da mostra A direção de arte no cinema brasileiro (Mnemosine, Rio de Janeiro/RJ, 2017), organizado por Débora Butruce e Rodrigo Bouillet; Orgasmo santo, livro de contos de Kah Dantas (Gosto Duvidoso, São Paulo/SP, 2020); Amores e lendas, antologia de contos de autoras nordestinas LGBTQIAP+ (Selo Tubo, Brasília/DF, 2022); revista Imagem Vertigem no 1 e no 2 (Selo Vertigem, São Paulo/SP, 2022/2023); Afrodite-se, livro de poemas de Vanda Lucena (Independente, Brasília/DF, 2023). Idealizou e produziu o curso "Mercado Editorial Hoje: novas possibilidades e novos agentes, em São Paulo/SP" (2019), no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo.

Ricardo Rodrigues é também Editor-Chefe da Mapa Editorial e idealizador dos selos editoriais Gosto Duvidoso e Tubo, com os quais edita e publica obras de autores e de autoras contemporâneas e independentes.

Convicções em chamas
Autor: Ricardo Rodrigues
Editora: Tubo
Páginas: 168
Preço: R$ 24
Onde comprar: https://www.mapaeditorial.com.br/

A Área Indie é um publieditorial que reúne mensalmente lançamentos, com informações sobre livros lançados de forma independente ou autopublicados. Para saber como participar da seção, escreva para o comercial do site no e-mail comercial@publishnews.com.br.

Tags: Área Indie
Publicidade
Leia também
Um livro que se lê com todos os sentidos, que permanece na memória e no coração de quem ousa atravessar suas páginas
Nesta semana, a Área Indie traz obra finalista do Prêmio Jabuti 2025
O livro 'Os óculos e outras réplicas' reúne contos das escritoras Denise Miotto Mazocco e Marcella Lopes Guimarães, escritos ao longo de alguns anos
A Área Indie traz livros de contos e de crônicas nesta semana
Livro reúne relatos reais da atuação policial em situações-limite
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Em novo romance independente, Marília Lovatel articula destinos com um olhar poético que evita o sentimentalismo e se detém na potência do detalhe
Um livro que se lê com todos os sentidos, que permanece na memória e no coração de quem ousa atravessar suas páginas
No episódio, professora destaca a relação entre a experiência individual e coletiva da leitura, o papel das editoras e do mercado, a importância das fanfics e muito mais
Há uma grande possibilidade se abrindo, com um uso de uma IA ética e responsável, que contribua para incluir alunos com necessidades especiais
Um dos principais traços do evento deste ano foi uma mudança de tom nas discussões sobre inteligência artificial
Quando era um menino, me chamavam de mentiroso. Agora que eu cresci, me chamam de escritor.
Issac Bashevis Singer
Escritor judeu americano, nascido na Polônia

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar