Está aberto o período de inscrição para a 2ª edição do Tato Literário – Prêmio com.tato de Literatura Independente. A premiação é dividida em duas categorias: Conto e Poesia. Para participar, basta fazer a inscrição até o dia 9 de fevereiro de 2025 através do link. O edital completo da premiação está disponível no link. A taxa de inscrição é de R$ 100. O resultado será divulgado em abril de 2025.
A obra vencedora de cada categoria será contemplada com cerca de R$30 mil em prêmios, com a edição e publicação do livro pelo selo Tato Literário. Cada pessoa receberá 15 exemplares dos livros para venda ou distribuição própria. E a com.tato fará toda a estratégia de comunicação das obras, por um período de três meses.
"Queremos proporcionar uma experiência positiva para os autores e autoras dentro do mercado literário. Para que eles vejam que é possível trabalhar com literatura no Brasil. E para que vivenciem o lançamento de um livro de forma completa, assim como os autores que estão nas grandes editoras", conta Karoline Lopes, jornalista e fundadora da com.tato.
Na primeira edição do Tato Literário, a duração entre um fósforo e outro, da escritora cearense Zulmira Correia e Beija-flor de concreto, do escritor piauiense Andrey Jandson, foram as obras premiadas.
Na 2ª edição, o Tato Literário conta com duas parcerias na área da educação: os vencedores ganharão uma bolsa de 100% para o curso Escrita Criativa: Desenvolvimento e Prática – Aldeia Literária. Cada pessoa terá acesso à Aldeia entre agosto de 2025 e junho de 2026. A Casa Inventada também vai oferecer duas bolsas integrais, uma para cada categoria, para qualquer curso (aulão ou laboratório), a serem escolhidos pelas pessoas ganhadoras, no primeiro semestre de 2025 (janeiro a julho).
A leitura crítica do livro vencedor da categoria Conto será realizada pela escritora Carla Guerson, autora dos livros O som do tapa (contos, editora Patuá), Fogo de palha (poesia, editora Pedregulho) e Todo mundo tem mãe, Catarina (romance, ed. Reformatório). Na categoria Poesia, a leitura crítica será feita pela escritora Laura Redfern Navarro, que é poeta, jornalista, fotógrafa experimental e crítica literária. Foi vencedora do ProAC em 2022 com o projeto O corpo de Laura, que consiste em um livro e uma plaquete.
"Além de tudo isso, para aumentar a circulação das obras, os títulos terão lançamentos garantidos nos principais eventos literários do país: Feira do Livro de São Paulo, Bienal do Rio de Janeiro, Bienal do Paraná e Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) 2025”, revela Marcela Güther, sócia da com.tato e coordenadora da assessoria de imprensa.