
O 7º Poços É Jazz Festival – Literatura e Jazz, lado a lado 2024 ocorre nos dias 15, 16 e 17 de novembro, na Praça Dom Pedro II, no Jardim dos Macacos no centro de Poços de Caldas (MG), com entrada franca. O festival une literatura e a música em mesas temáticas, é mais uma iniciativa da produtora cultural que realiza há quase 20 anos o Flipoços (Festival Literário Internacional de Poços de Caldas). Trata-se de mais um projeto cultural que traz na essência duas das principais características da cidade: a literatura e o jazz. O Poços é Jazz contará com mesas literárias, lançamentos de livros e mescla com shows. Para mais informações é possível conferir o site do festival.
Considerado uma das poucas iniciativas do gênero no Brasil, o Poços É Jazz não só oferece música de qualidade gratuitamente ao público, como também tem como objetivo valorizar a literatura do gênero musical, enaltecendo a diversidade cultural que só o Brasil possui, em seus mais variados estilos de norte a sul do país.
A programação literária oferece três mesas de bate-papos e apresentação dos livros. A primeira será no dia 15 de novembro, sexta, às 17h30, “As melodias de Caetano Veloso” que fará um passeio pela musicalidade de Caetano e suas gravações de letras de Torquato Neto, Tom Zé, Arnaldo Antunes, Capinan, entre outros. Quem promove essa mesa é Sergio Montero, estudioso das obras do músico, mestre em Literatura Espanhola e Hispano-americana e cocurador do Flipoços.
A segunda mesa será com a estrela da literatura musical Chris Fuscaldo, que traz “De Belchior a Clube da Esquina: a história por trás da cena musical”, dia 16 de novembro, sábado, às 17h, contando ao público um pouco da sua experiência e os bastidores da produção dessas memórias. Chris Fuscaldo é autora de cinco livros musicais e biógrafa de músicos como Belchior, Clube da Esquina e Gilberto Gil, é pesquisadora musical, jornalista e mentora do blog Garota FM! além de editora na Garota FM Books, que vem lançando títulos que resgatam e celebram histórias da música. Mediação Sérgio Montero.
E para fechar o nicho literário do Festival dia 17, domingo, às 12h o evento promove a Mesa Literária pré-lançamento Flipoços 2025 – 20 anos – “Biografias, celebrando a vida através do tempo” com Julio Maria, Sergio Montero e Gisele Ferreira, que vão conversar sobre Festival Literário Internacional de Poços de Caldas, que completa 20 anos em 2025. Algumas novidades exclusivas serão anunciadas e outros “spoilers”.
Acompanhe a programação do 7º Poços é Jazz Festival - Literatura e Jazz lado a lado:
15 de novembro
. 12h - Abertura do Festival – Kombi Loren – Música Mecânica Lounge –Livraria Livruz e Cachaça Prosa Caipira.
. 17h30 – Mesa Literária “As melodias de Caetano Veloso” com Sérgio Montero.
16 de novembro
. 12h - Abertura do Festival – Kombi Loren – Música Mecânica Lounge –Livraria Livruz e Cachaça Prosa Caipira
. 17h – Mesa Literária “De Belchior a Clube da Esquina: a história por trás da cena musical” com a escritora Chris Fuscaldo e mediação Sérgio Montero.
17 de novembro
. 11h - Abertura do Festival – Kombi Loren – Música Mecânica Lounge –Livraria Livruz e Cachaça Prosa Caipira
. 12h – Mesa Literária pré-lançamento Flipoços 2025 – 20 anos – “Biografias, celebrando a vida através do tempo” com Julio Maria, Sergio Montero e Gisele Ferreira. Novidades e “spoilers”!!