“Este prêmio celebra o talento, a dedicação e o trabalho de todos aqueles que contribuem para o fortalecimento da nossa cultura e das expressões artísticas. Ao reconhecer essas iniciativas, estamos valorizando o papel fundamental da arte no desenvolvimento de nossa sociedade e na construção da identidade paulista”, destacou a secretária de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado, Marília Marton.
A edição deste ano premiou projetos que fortaleceram o cenário cultural e artístico de São Paulo, abrangendo áreas como artes visuais, música, patrimônio cultural, literatura, entre outras.
Na categoria Arte para Crianças, o projeto vencedor foi “Tambores que Educam - Arte na Lata”, que se destacou em diversas cidades, incluindo Mongaguá, Osasco, Carapicuíba, Barueri, Jandira, Sapopemba e São Paulo Capital. Em Artes Visuais, a 7ª Semana de Arte do Vale do Paraíba, realizada em Taubaté, levou o prêmio, enquanto na categoria Audiovisual, a programação do Canal “KondZilla” foi a escolhida, reconhecendo sua ação online inovadora.
O prêmio de Circo foi para o espetáculo “Abracadabra - Um Circo Musical”, do Reder Circus, que é um projeto itinerante, apresentado em diversas cidades do estado. Em Dança, o espetáculo vencedor foi “Construindo Sonhos”, que passou por Campinas, Barueri e São Paulo. O Incentivo à Leitura foi concedido ao projeto “Página a Página”, realizado em Praia Grande.
O prêmio de Teatro foi concedido ao musical “Martin Pescador e as Lavadeiras do Arraial”, do projeto Crê Ações, em Biritiba Mirim. Na categoria Valorização do Patrimônio Cultural, o vencedor foi o projeto de Restauro dos Monumentos da Serra do Mar, realizados em São Bernardo do Campo e Cubatão, no Parque Caminhos do Mar. Por fim, a Instituição Cultural premiada foi a TUCCA - Música pela Cura, que atua na Capital e Grande São Paulo.
A comissão organizadora do Prêmio contou com profissionais de ampla experiência em diversas áreas culturais. São eles: Adriana Alcantara, Alessandra Almeida, Alvaro Machado, Ana Carolina Ralston, André Miranda, Baixo Ribeiro, Bruno Rudolf, Cássia Navas, Denise Gadelha, Dulce Neves, Edilson Ventureli, Fabio Villa Verde, Francilene Monteiro, Jader Rosa, Jason Naud, Jeff Collacico, Leila Heck, Luis Ricardo, Luiza Adas, Marcelo Aliche, Marcelo Gonçalves, Marco Bortoleto, Miguel Arcanjo, Monica Tarragó, Paulo Zuben, Pedro Leão, Priscilla Yokoi, Raquel Crepaldi Reghetti, Renato Anelli, Renato Barreiros, Roberto Leme Ferreira, Sabrina Souli, Sergio de Azevedo, Tatiane Vieira Peres, Victor Hugo Mori e Yasmim Flores.
O Prêmio é realizado pelo Governo de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas.
Página a Página
O projeto Página a Página foi implantado pela Secretaria Municipal de Educação de Praia Grande nos anos de 2022 e 2023. A iniciativa fez parte da proposta de ações dentro do Plano Trienal de Recuperação do Aprendizagem colocada em prática na rede municipal de ensino. O objetivo foi desenvolver uma série de propostas com a finalidade de suprir a defasagem pedagógica pós período pandêmico.
Ao longo dos dois anos, o Página a Página foi desenvolvido nas 78 escolas municipais. Alunos e professores promoveram diversos trabalhos tendo como base as obras literárias distribuídas dentro das maletas. As ações resultaram em culminâncias que transcenderam os muros das unidades de ensino, chegando até a atravessar o oceano. Foi o caso da interação entre estudantes que leram o livro Meninos da Caverna (Globo Livros) e o autor Rodrigo Carvalho, correspondente da emissora Globo, em Londres, Inglaterra.
O projeto Página a Página consistia na distribuição de uma maleta para alunos do Infantil I e II, do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, Complementação Educacional e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Por intermédio dela, os estudantes recebiam obras literárias para que fossem trabalhadas dentro e fora da sala de aula.
Nas maletas de Educação Infantil, os alunos recebiam cinco títulos. Já os estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental ganhavam quatro livros. Já os da Complementação Educacional tinham cinco, enquanto os matriculados nas turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) obtiveram um exemplar por semestre para ser trabalhado. Os exemplares eram diferentes de acordo com nível e atendendo à diversidade de cada segmento, para ser trabalhado junto com os docentes.