
A Prefeitura de São Paulo vai realizar o IV Festival Mário de Andrade, promovido pela Biblioteca Pública Municipal Mário de Andrade (Rua da Consolação, 94 – São Paulo / SP), nos dias 15, 16 e 17 de novembro, com a presença de 40 editoras, grupos de autores e instituições destinadas à literatura. Sediado tanto no prédio-sede da biblioteca quanto na Praça das Artes (Av. São João, 281 – São Paulo / SP) e na Praça Dom José Gaspar, o festival gratuito e aberto a todos os públicos celebra a literatura, o livro e a leitura, estimulando o debate de ideias, a formação de leitores e a potência cultural de novas linguagens.
A edição deste ano celebra os 100 anos do primeiro Manifesto surrealista, de André Breton, que norteia toda a programação, composta por uma feira de livros, mesas de debate, rodas de conversa, espetáculos teatrais, shows e exposições, somando mais de 100 atrações inteiramente gratuitas.
O evento pretende jogar luz sobre a participação das mulheres no surrealismo e também explorar os desdobramentos do movimento no Brasil. O surrealismo inspira também o mobiliário desenvolvido para o evento e a cenografia — que colhe referências nas obras de Tarsila do Amaral e Leonora Carrington —, o novo número do Suplemento Pauliceia, publicação da Biblioteca dedicada a textos literários que será lançada e distribuída durante o Festival.
Além da venda de livros, esses espaços também recebem uma programação paralela de bate-papos e sessões de autógrafo, a cargo das editoras. O conjunto de editoras selecionadas, em geral independentes e alternativas, chama a atenção pela diversidade. O público da feira poderá conhecer projetos editoriais singulares e arrojados, dedicados a diversas áreas do conhecimento e abarcando vários gêneros, como prosa, poesia e não-ficção. Um dos grandes objetivos da feira é dar mais visibilidade para essas editoras menores.
"A valorização da pluralidade editorial na feira se alinha a uma preocupação da própria Biblioteca na gestão do seu acervo, cujas novas aquisições sempre prezam pela bibliodiversidade”, afirma o diretor da Biblioteca Mário de Andrade, Jurandy Valença. “A feira de livros desta edição inova em relação às anteriores ao privilegiar editoras menos conhecidas do grande público, que não costumam ter condições de participar de eventos mais comerciais, mesmo com projetos editoriais de excelência, surpreendentes e inusitados. Esta quarta edição do Festival Mário de Andrade foi pensada justamente para esse núcleo rico e abrangente, com perfis bastante diversos entre si, mas unidas pela excelência e expressividade de seus catálogos”, finaliza Jurandy.
Para melhor circulação do público e para comportar de modo adequado todas as tendas, a Avenida São Luís ficará interditada no sábado e no domingo durante todo o festival.
Na edição de 2023 reunindo mais de 35 mil pessoas no centro da cidade, consagrando-se como uma espécie de “virada cultural da literatura”, sempre entrelaçada a outras manifestações artísticas.
Confira as editoras habilitadas pelo Edital de Chamamento:
- Aletria
- Ars et Vita
- Bazar do Tempo/Carambaia/Cobogó
- Bebel Books
- Boitatá
- Borboleta Azul e Ciclo Contínuo
- Coletivo Autoria Periféricas
- Cultura e Barbárie
- Editacuja Editora
- Editora ANANSE
- Editora Crocodilo
- Editora Gráfica Heliópolis
- Editora Kitembo
- Editora Malê
- Editora Nós
- Editora TantaTinta/Carlini e Caniato
- Editora Veneta
- Escritoras Asiáticas e Brasileiras
- FilocZar e Mo vi editora
- Garoupa Editora
- LiteraRua
- Literatura no Brasil/Escritor Sacolinha
- Mondru Editora
- n-1 edições
- Natalia Nolli Sasso/editora Libertária
- Pinard
- Pingue Pongue Educação
- Pulo do Gato
- Sobinfluência Edições
- Sowilo Editora
- Tenda de Livros
- Tinta da China Brasil/Quatro Cinco Um
SERVIÇO
IV Festival Mário de Andrade
Data: 15, 16 e 17 de novembro
Horário: das 10h até 21h
Local: Biblioteca Pública Municipal Mário de Andrade (Rua da Consolação, 94 – São Paulo / SP), Praça das Artes - (Av. São João, 281 – São Paulo / SP) e Praça Dom José Gaspar.