Se na semana passada a Lista de Mais Vendidos do PublishNews trouxe a estreia de Han Kang, a Nobel de Literatura 2024, nesta, o destaque vai para o francês Édouard Louis, um dos grandes nomes da Flip 2024.
O autor - que no último mês participou da Festa Literária Internacional de Paraty, do programa Roda Viva e de diversos outros eventos literários no país - entrou para a lista dos mais vendidos com quatro obras de uma vez: Mudar, Lutas e metamorfoses de uma mulher, Monique se liberta e Quem matou meu pai, todos publicados pela Todavia. A lista da semana é referente ao período de 21 e 27 de outubro e apura as vendas realizadas em 39 redes e livrarias nacionais.
Em suas obras, Louis compartilha sua própria experiência de vida para falar sobre temas como ódio, preconceito, luta de classe, homofobia, transformação social e violência sexual.
Sua passagem pelo Brasil também tem mobilizado centenas de leitores e admiradores e ajudado a impulsionar a autobiografia, gênero dominado por Annie Ernaux e que tem rendido a Louis diversas comparações.
Em Mudar: Método, livro que garantiu a 5ª posição em Ficção e o 18º na Lista Geral, Édouard dá continuidade ao projeto que o alçou como um dos grandes nomes da literatura contemporânea e narra o processo de amadurecimento de Eddy Bellegueule, nascido na classe operária de uma pequena cidade no norte da França, até se transformar, ativamente, didaticamente, em Édouard Louis, escritor de sucesso internacional.
Para escapar da pobreza, da homofobia e dos muitos espectros de violência que rodeiam seu meio de origem, o narrador se agarra aos estudos como forma de se libertar de um futuro nas fábricas, destino de seu pai e de gerações de homens de sua família.
No total, a lista da semana conta com 12 novidades:
Autoajuda- Escolha vencer (Literare Books), de Julio Cesar Amorim Ferreira
- Você não precisa sentir dor (Literare Books), de Luiz Severo
Ficção
- Mudar (Todavia), de Édouard Louis
- One Piece: Red (Panini), de Eiichiro Oda
- Lutas e metamorfoses de uma mulher (Todavia), de Édouard Louis
- Monique se liberta (Todavia), de Édouard Louis
- Quem matou meu pai (Todavia), de Édouard Louis
- Jujutsu kaisen - batalha de feiticeiros – 16 (Panini), de Gege Akutami
- Jujutsu kaisen - batalha de feiticeiros – 17 (Panini), de Gege Akutami
Infantojuvenil
- Aurora ascende (Rocco), de Amie Kaufman / Jay Kristoff
Não Ficção
- Dody Sirena (Matrix), de Léa Penteado O cérebro e a menopausa (HarperCollins), de Lisa Mosconi
Na Lista Geral, quem lidera é a Novena de Natal 2024 (Santuário), dos Missionários Redentoristas; o segundo lugar ficou com Café com Deus Pai 2025 (Vélos), de Junior Rostirola; e o terceiro com As 48 leis do poder – capa dura (Rocco), de Robert Greene.
No Ranking das Editoras, a Sextante ficou com o ouro da semana ao emplacar 17 títulos na lista. O Grupo Editorial Record ficou com a prata com 11 títulos, e a Planeta com o bronze e nove títulos na apuração.