No mesmo mês em que foi anunciada a vencedora do Prêmio Nobel de Literatura 2024, a autora sul-coreana Han Kang faz também sua estreia na Lista dos Mais Vendidos do PublishNews com A vegetariana (Todavia).
Na semana de 14 a 20 de outubro o livro vendeu 760 exemplares nas 39 redes e livrarias nacionais analisadas na apuração, o que garantiu ao livro a 5ª posição na lista de Ficção.
A obra conta a história de uma mulher comum que, pela simples decisão de não comer mais carne, transforma uma vida aparentemente sem maiores atrativos em um pesadelo perturbador e transgressivo. Narrado a três vozes, o romance apresenta o distanciamento progressivo da condição humana de uma mulher que decidiu deixar de ser aquilo que marido e família a pressionaram a ser a vida inteira. Uma história sobre rebelião, tabu, violência e erotismo escrita com a clareza atordoante das melhores e mais aterradoras fábulas. Esta tradução, diretamente do coreano, restitui o estranhamento da obra original.
Além da obra de Han Kang, a Lista da semana trouxe outras seis novidades e apresentou um aumento de 2% nas vendas em relação a última semana.
As estreias são:
Autoajuda
- A sutil arte de atrair (Trend), de Lucas Scudeler
Ficção
- A vegetariana (Todavia), de Han Kang
- Jujutsu Kaisen: Batalha de Feiticeiros Vol. 09 (Panini), de Gege Akutami
Infantojuvenil
Maggie e a guerra do chocolate (Melhoramentos), de Michelle Mulder
Não Ficção
- O pobre de direita (Civilização Brasileira), de Jessé Souza
- A política econômica brasileira no período 2019-2022 (LVM), de Paulo Guedes e Adolfo Sachsida
Negócios
- Brandformance (Gente), de Renata Spallicci
Dessas novidades, destaque também para a obra de Jessé Souza, que vendeu 1.270 exemplares na semana garantindo o 5º lugar em Não Ficção e o nono da Lista Geral. Em O pobre de direita, o sociólogo, advogado e professor analisa o aumento do apoio popular à extrema direita e indica que o racismo – e não o ganho econômico nem a pauta dos costumes – está na raiz da virada moralista que catapultou a extrema direita no Brasil.
Para sua análise, Souza se concentra em dois grupos – o branco pobre e o negro evangélico – como modelos desse engajamento. Ao ouvir diretamente as reclamações das pessoas de tais grupos, o sociólogo faz o leitor perceber, por exemplo, como as demandas racistas da maioria populacional branca da região Sul e do estado de São Paulo passam também a ser defendidas pela população racializada, que, muitas vezes, sofre forte influência dos segmentos evangélicos que apostam na dominação política.
A terceira menção da semana vai para Renata Spallicci e o seu Brandformance, que vendeu 5.942 exemplares garantindo o topo da lista de Negócios e o segundo lugar da Lista Geral. Na obra, Spallicci compartilha estratégias inovadoras e insights práticos para que o leitor construir uma marca que não apenas ressoe com seu público, mas que também amplifique sua performance.
No ranking das editoras, a Sextante ficou com o pódio da semana ao emplacar 17 obras na lista. O Grupo Editorial Record e a Planeta dividem a segunda posição com 11 obras cada e a Intrínseca ficou com o terceiro lugar com oito obras.