Os 200 anos do autor da primeira HQ do Brasil é destaque em exposição na Biblioteca Nacional
PublishNews, Redação, 23/10/2024
Exposição sobre artista francês Sébastien Sisson, radicado no Brasil nos anos 1800, será inaugurada na sexta, 25 de outubro, às 14h

Abertura da exposição acontece no dia 25 de outubro, às 14 horas | © Acervo Biblioteca Nacional
Abertura da exposição acontece no dia 25 de outubro, às 14 horas | © Acervo Biblioteca Nacional

Boa parte de eventos marcantes da história social e política brasileira do período imperial ganharam destaque graças aos retratos feitos por Sébastien Auguste Sisson. Em celebração ao bicentenário de nascimento do artista francês radicado no Brasil, a Fundação Biblioteca Nacional (FBN), entidade vinculada ao Ministério da Cultura (MinC), recebe a “Exposição Sisson, 200 Anos”, que exalta a obra do autor da primeira história em quadrinhos (HQ) do Brasil e da maior coleção de retratos originais publicados no país. A exposição é uma parceria da FBN com o Instituto Sébastien Sisson.

A abertura acontece na sexta-feira (25), a partir das 14h, na sede da FBN (Av. Rio Branco, 219 – Rio de Janeiro / RJ), no Centro do Rio.

Com curadoria de Bárbara Ferreira, a exposição reúne obras raras da iconografia brasileira e demais itens históricos de grande valor, oferecendo uma jornada única pela história do Brasil por meio do estreito relacionamento do artista com a Biblioteca e do grande acervo de sua autoria preservado por esta instituição.

A exposição traz mais de 170 itens históricos e estará aberta ao público até 22 de janeiro de 2025, com o intuito de apresentar a especialidade artística de Sisson: os retratos litografados. São mais de 100 retratos de personalidades históricas do Brasil do século XIX, entre eles de D. Pedro II e de José de Alencar, de autoria do artista que, pelos serviços de restauro prestados à BN, foi condecorado pelo próprio Imperador.

Outras duas importantes vertentes artísticas de Sisson serão exibidas: as belíssimas gravuras de paisagens e monumentos da segunda metade dos anos 1800 e divertidas charges e caricaturas que ilustraram periódicos daquela época, incluindo a primeira história em quadrinhos brasileira (O namoro, Quadros ao vivo), publicada em O Brasil Ilustrado, de 15 de outubro de 1855.

[23/10/2024 10:00:00]