
Abrelivros, Revista Educação e a Two Sides Brasil realizarão no dia 10 de outubro, das 17h às 19h, o evento online Estudar no digital ou no papel, que discutirá a educação e o uso de tecnologias no aprendizado. O evento contará com três painéis que trarão a participação de especialistas renomados na área da neuropsicologia, pedagogia e inovação educacional, como Audrey van der Meer, Sandra Scapin e Tathyana Gouvea.
O painel 1 Por que nos lembramos melhor das coisas quando as escrevemos à mão? trará uma apresentação sobre “escrever à mão, digitar ou desenhar – qual dessas estratégias é a mais eficiente para o aprendizado ideal em sala de aula?”. A neuropsicóloga Audrey van der Meer, pesquisadora e professora da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia (NTNU), apresentará suas pesquisas que mostram como a caligrafia e o desenho ajudam a estabelecer os padrões de conectividade neuronal que são fundamentais para o aprendizado. Audrey falará sobre a importância de manter essas atividades no ambiente escolar para otimizar o desenvolvimento cognitivo das crianças.
O painel 2 Do impresso ao digital: o equilíbrio em prol da aprendizagem, trará informações sobre o avanço da educação digital, e questionará como equilibrar o uso de recursos impressos e digitais para promover uma educação de qualidade. A pedagoga Sandra Scapin, especialista em docência e coordenação pedagógica, abordará como o material impresso contribui para o desenvolvimento de habilidades como compreensão, fixação e análise, e discutirá estratégias para complementar esses recursos com ferramentas digitais de forma eficaz.
Já o painel 3, com o tema Inteligência humana: entre o orgânico e o artificial, debaterá o desenvolvimento da inteligência humana. A doutora em inovação educacional Tathyana Gouvea, coordenadora da Faculdade de Pedagogia do Instituto Singularidades, discutirá o impacto das tecnologias educacionais no trabalho dos professores e as oportunidades que essas ferramentas criam para o desenvolvimento de crianças e adultos. A mediação será de Edimilson Cardial, editor da Revista Educação e especialista em temas educacionais.
Para Ângelo Xavier, presidente da Abrelivros, a educação contemporânea exige um equilíbrio entre os recursos tradicionais e as novas tecnologias. “Com o evento 'Estudar no Digital ou no Papel', buscamos trazer reflexões que ajudam educadores e gestores a entenderem como otimizar esses dois mundos em prol da aprendizagem de qualidade. Tanto o material impresso quanto o digital têm papéis fundamentais no desenvolvimento cognitivo e na formação de cidadãos críticos, e é esse equilíbrio que precisamos promover nas escolas e na sociedade", afirma.
Fábio Mortara, Presidente de Two Sides Brasil e América Latina, ressalta que “a edição 2024 do Webinar Internacional de Educação mostra que as mídias eletrônicas são de grande utilidade e constituem um recurso muito bem-vindo na educação, mas não substituem as mídias impressas tradicionais. Ao contrário, livros impressos e cadernos, em combinação com as novas tecnologias, têm um papel fundamental na promoção da aprendizagem.”
“Essa pauta de impresso e digital vem sendo acompanhado pela revista Educação desde o início. O que se tem notado é que as posições extremadas, como a exclusão dos livros físicos, por exemplo, estão sendo sepultadas pela realidade. E o que se verifica é o recuo de países europeus que deram uma meia volta na adoção exclusivamente do digital”, diz Edimilson Cardial, publisher da revista Educação. E o híbrido, ou seja, a convivência dos dois modelos é que prevalece, esclarece o jornalista. “Esse evento é muito esclarecedor para educadores em geral, entre os quais os pais são agentes importantes”, finaliza Edimilson.
SERVIÇO
Data: 10 de outubro
Horário: 17h às 19h
O evento será realizado online, transmitido pelo YouTube
As inscrições são gratuitas e estão abertas para educadores, gestores, editores e demais interessados no tema. Inscrições pelo Sympla.