Academia Mineira de Letras promove exposição sobre presença feminina na literatura brasileira
PublishNews, Redação, 07/10/2024
Exposição abre para o público o trabalho de 49 escritoras brasileiras, a partir de uma mostra com mais de 70 obras publicadas entre os séculos XVIII e XX

Abertura da exposição acontece no dia 5 de outubro, sábado, às 10h e permanece até 6 de novembro | © Divulgação
Abertura da exposição acontece no dia 5 de outubro, sábado, às 10h e permanece até 6 de novembro | © Divulgação

A Academia Mineira de Letras e o Instituto Peck Pinheiro promovem a exposição A presença feminina na literatura brasileira: um caminho difícil, em Belo Horizonte (MG). O evento oferece ao público os livros, quase sempre em primeiras edições, de escritoras brasileiras dos séculos XVIII ao XX, contando as histórias dos desafios enfrentados pelas autoras para serem reconhecidas no universo literário, seja em forma de romances, poesias, crônicas, contos ou memórias. A exposição permanece até 6 de novembro, no prédio anexo da Academia Mineira de Letras (Rua da Bahia, 1466 – Belo Horizonte / MG). A visitação é gratuita, de terça a sexta, das 11h às 19h30 e, aos sábados, das 10h às 16h. O acesso é gratuito.

“São autoras que enfrentaram algum tipo de preconceito pré ou pós publicação, misoginia, rejeição da crítica, da sociedade ou editorial. Autoras que sentiram receio de mostrar sua arte, que rejeitaram seus primeiros livros por receio de recepção negativa. Autoras que assumiram causas sociais e políticas em defesa dos direitos das mulheres. Em outras palavras, que enfrentaram ‘forças contrárias’ ao tentar mostrar sua literatura”, comenta Patricia Peck Pinheiro, fundadora do Instituto Peck.

Serão apresentadas 49 escritoras brasileiras e mais de 70 obras. Estarão também expostos os principais livros, em primeira edição, de grandes autoras como Júlia Lopes de Almeida, Maria Benedita Bormann (Délia), Francisca Júlia da Silva, Amélia Beviláqua, Albertina Bertha, Gilka Machado, Rachel de Queiroz, Ercília Nogueira Cobra, Carolina Nabuco, Adalgisa Nery, Adalzira Bittencourt, Julieta Bárbara, Patrícia Galvão (Pagu), Clarice Lispector, Maria José Dupré, Dinah Silveira de Queiroz, Hilda Hilst, Cora Coralina, Maria José de Queiroz, Maria Julieta Drummond de Andrade, Adélia Prado, Zélia Gattai, Ana Cristina César e Conceição Evaristo, entre diversas outras.

A mostra terá uma vitrine dedicada às obras das onze escritoras que integram a Academia Mineira de Letras, com edições de estreia ou raras de livros de Alaíde Lisboa, Ana Cecilia de Carvalho, Carmen Schneider Guimarães, Conceição Evaristo, Elizabeth Rennó, Henriqueta Lisboa, Lacyr Schettino, Maria Antonieta Antunes Cunha, Maria Esther Maciel, Maria José de Queiroz e Yeda Prates Bernis.

A exposição A presença feminina na literatura brasileira é dedicada à Profa. Constância Lima Duarte, docente da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais, coordenadora do grupo de pesquisa “Mulheres em Letras”, sem dúvida a mais dedicada especialista brasileira no estudo da literatura produzida por mulheres em nosso país, com vasta produção.

"O grande mérito de uma exposição com livros publicados por escritoras brasileiras do século XVIII ao XX, é, principalmente, revelar que as mulheres sempre estiveram presentes nas letras nacionais, apesar de tudo e todos!", diz Constância Lima Duarte.

[07/10/2024 10:00:00]