Finalistas do Prêmio Literário Voz vão lançar seus romances pela Editora Patuá na Flip 2024
PublishNews, Redação, 1º/10/2024
Criada pela escritora Vanessa Passos, distinção pretende divulgar o trabalho de mulheres profissionais da escrita

Vanessa Passos, criadora do Prêmio, e Eduardo Lacerda, editor da Patuá | © Arquivo pessoal
Vanessa Passos, criadora do Prêmio, e Eduardo Lacerda, editor da Patuá | © Arquivo pessoal
Lançado em maio deste ano, a 1ª edição do Prêmio Literário Voz recebeu romances inéditos escritos por autoras brasileiras – a vencedora e quatro finalistas terão obras publicadas pela editora Patuá, além de receberem troféu e premiação em dinheiro. A organização é da escritora Vanessa Passos, que já desenvolve mentoria e serviços voltados exclusivamente para mulheres. O resultado final será divulgado em 14 de outubro – e as finalistas participam de uma mesa na programação paralela da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), no sábado, dia 12 de outubro, às 10h, na Casa Gueto.

As finalistas são Ana Paula Vilela, Caroline Façanha, Grecianny Carvalho Cordeiro, Natalie Gerhardt e Valéria Macedo.

Segundo Vanessa, o prêmio tem importância significativa ao viabilizar o acesso e permitir que a voz das escritoras sejam ouvidas e reconhecidas por meio da escrita e da publicação. “A gente sabe que o mercado editorial ainda publica mais homens do que mulheres e ainda dá mais espaço na mídia e imprensa para autores.”

O Prêmio Voz veio preencher essa lacuna, incentivar e reconhecer a produção literária de mulheres, de modo que se viabilize o lançamento destes livros, promovendo também um retorno financeiro pelo trabalho literário feminino.

Entre as mais de 150 inscritas, Grecianny Cordeiro (53) é uma das cinco finalistas. A promotora de justiça e também escritora comenta sobre a alegria de ver o reconhecimento a uma obra que tanto se dedicou. “O Prêmio dá voz às mulheres escritoras, mais que isso, lhes dá espaço e visibilidade num mercado em que a luta pelo protagonismo feminino é uma constante.”

Carol Façanha (31), outra finalista, destaca a importância de um prêmio voltado para autoras. Ela é escritora e mentora de Escrita Criativa e se diz emocionada. “Trabalhando tão de perto com o tema do silenciamento feminino, penso que não haveria jeito melhor de Ciborgues rebeldes sonham com a morte nascer.”

Para o futuro, a coordenadora do prêmio ambiciona que cada vez mais mulheres dominem a literatura, as artes e o mundo. E cita a escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie que fala sobre o perigo da história única. “Precisamos da história contada por diferentes vieses. Por isso, é importante cada vez mais a presença de mulheres na literatura.”, reflete Vanessa.

Lista das Finalistas do Prêmio Literário Voz

Ana Paula Vilela - Nascer menos morta
Caroline Façanha - Ciborgues rebeldes sonham com a morte
Grecianny Carvalho Cordeiro - Inventário de perdas
Natalie Gerhardt - Fora dos planos
Valéria Macedo - A falta que ela faz

Serviço:
O que: Prêmio Literário Voz
Quando: 14 de outubro 2024
Onde: Divulgação do resultado pelas redes sociais da escritora Vanessa Passos (@vanessapassos.voz) em um post colaborativo com a Editora Patuá (@editorapatua).
Informações: 85 99965.9171

[01/10/2024 10:00:00]