FBN lança edital do Programa Nacional de Apoio à Pesquisa (PNAP)
PublishNews, Redação, 27/09/2024
Programa concederá bolsas para pesquisadores-doutores na área de História; inscrições vão até 4 de outubro

A Fundação Biblioteca Nacional (FBN), entidade vinculada ao Ministério da Cultura (MinC), lançou o edital do Programa Nacional de Apoio à Pesquisa – Edição Especial Resgate (PNAP-Resgate).

O Programa prevê a seleção de pesquisadores-doutores para a concessão de bolsas, visando a incentivar a produção de trabalhos originais desenvolvidos no âmbito do Projeto Resgate Barão de Rio Branco. As bolsas terão duração de 10 meses, no valor de R$ 3,1 mil mensais, e serão destinadas a historiadores com experiência no manejo das fontes que compõem o acervo do Projeto.

Estão disponíveis duas vagas: uma destinada à ampla concorrência, e uma para candidato(a) autodeclarado(a) negro(a).

O período de inscrições vai até 4 de outubro. Para se inscrever é só clicar aqui.

Sobre o Projeto Resgate

O Projeto Resgate Barão do Rio Branco é um programa de cooperação arquivística internacional que tem por missão reunir, catalogar e reproduzir a documentação histórica manuscrita referente ao Brasil, do período anterior à Independência. O gérmen da institucionalização do Projeto se iniciou no dia 7 de setembro de 1966, por meio do Acordo Cultural celebrado entre o Brasil e Portugal.

Em 1983, foi firmado um primeiro Protocolo de Cooperação entre Brasil e Portugal. Posteriormente, em 1996, com a perspectiva das comemorações dos 500 anos da chegada dos portugueses ao território brasileiro, o Conselho Nacional de Arquivos (Conarq) impulsionou a criação da Comissão Luso-Brasileira para Salvaguarda e Divulgação do Patrimônio Documental (COLUSO) e a aprovação do Plano Luso-brasileiro de Microfilmagem.

No ano 2000, o Acordo Cultural e o Protocolo de Colaboração anteriormente mencionados foram atualizados pelo Tratado de Amizade, Cooperação e Consulta, igualmente promulgado pelo Congresso Nacional em 2001. Desde 2015, os recursos para a manutenção e o incremento do Projeto Resgate Barão do Rio Branco advêm de um Projeto de Cooperação Técnica Internacional com a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), cuja direção está a cargo da presidência da Fundação Biblioteca Nacional.

Com o intuito de preservar a memória do Projeto, fomentar a cooperação internacional, promover eventos acadêmicos e ampliar e difundir o acervo do Projeto, em 2022 foi instituído pela Fundação Biblioteca Nacional o Centro de Memória do Projeto Resgate, vinculado ao Centro de Cooperação e Difusão da Biblioteca. Até o momento, foram feitos o levantamento e a reprodução de documentos existentes nos arquivos, bibliotecas, museus, centros e instituições culturais de Áustria, Espanha, Holanda, França, Bélgica, Reino Unido e EUA.

O Projeto Resgate Barão do Rio Branco pretende, a curto prazo, tornar disponível esse novo acervo, oferecer instrumentos de pesquisa mais atualizados e ampliar o mapeamento dos documentos existentes em outros continentes.

[27/09/2024 08:00:00]