
Estruturado em quatro aulas, o curso apresenta as diferentes etapas do processo de edição: a anatomia de um livro impresso, as possibilidades de impressão e acabamentos para uma edição independente e os caminhos de circulação.
A novidade das aulas é que elas trazem também um plano de voo com uma lista de etapas e tarefas para ajudar a visualizar as dificuldades de um projeto de publicação e encontrar as próprias rotas. A proposta é mostrar possíveis obstáculos, turbulências, mudanças de rotas e possíveis destinos para cada projeto.
João Varella e Cecilia Arbolave são editores da Lote 42, livreiros da Banca Tatuí e atuam no mercado editorial e na publicação independente há mais de uma década.
Cecilia Arbolave é uma jornalista argentina formada pela Universidad Austral de Buenos Aires e pós-graduada pela Academia Brasileira de Jornalismo Literário. Sócia na editora Lote 42, cofundou os espaços Banca Tatuí e Sala Tatuí. Foi vencedora do prêmio Jovens Talentos da Indústria do Livro em 2018, realizado pelo PublishNews em parceria com a Feira do Livro de Frankfurt, e jurada do Prêmio Jabuti em 2017 e 2021. É coautora dos livros Queria ter ficado mais (editora Lote 42, 2015) e Curitibocas – diálogos urbanos (editora Coração Brasil, 2007). Organiza eventos como a Feira Miolo(s), Printa-Feira, Tinta Fresca, Compasso, Pátio 42 e Casa do Papel.
João Varella é fundador da editora Lote 42, da livraria Banca Tatuí e da escola de publicação Sala Tatuí. Produz alguns dos eventos mais importantes do circuito de publicações independentes, como a Feira Miolo(s) e a Printa-Feira. Escreveu os livros Me tirar da solidão (ou como aprendi a amar Banda Eva ao vivo) (editora Barbante, 2022), Videogame pandemia (editora Elefante, 2021), Games: cultura, arte e joystick (Edições Sesc, 2021), Videogame, a evolução da arte (editora Lote 42, 2020), 42 haicais e 7 ilustrações (editora Lote 42, 2014), A agenda (editora Novo Conceito, 2013) e Curitibocas – diálogos urbanos (editora Coração Brasil, 2007).