MIS abre chamada à primeira edição da sua feira do livro
PublishNews, Redação, 21/01/2026
Inscrições para editoras e expositores participarem da Feira do Livro do MIS (Flimis) seguem abertas até quinta-feira, 6 de fevereiro

Livros para ver, ouvir e ler. O Museu da Imagem e do Som (MIS) estreia em 2026 a Feira do Livro do MIS (Flimis), dedicada a publicações que dialogam com linguagens artísticas, especialmente aquelas ligadas à imagem — como fotografia, cinema, ilustração e quadrinhos — e ao som, com destaque para música e poesia. O chamamento para expositores interessados em participar da Flimis está aberto até quinta-feira, dia 6 de fevereiro, com inscrições realizadas exclusivamente por meio deste formulário online. Os selecionados deverão pagar uma taxa de R$ 400 para participar.

Com curadoria da editora Lote 42, a primeira edição da Flimis será realizada nos dias 11 e 12 de abril, no MIS (Av. Europa, 158 — São Paulo / SP), com entrada gratuita para o público. A instituição já sediou eventos de referência no setor, como a Feira Plana, e promoveu a Feira Des.gráfica, consolidando-se como espaço de circulação de propostas editoriais experimentais e autorais. Essa iniciativa marca o retorno do museu ao circuito literário da cidade e amplia o seu histórico de relação com o livro e a publicação independente.

Fundada em 2012, a Lote 42 é reconhecida pelo cuidado editorial e pelo ritmo parcimonioso de lançamentos, que privilegia a qualidade do conteúdo e do projeto gráfico. Além de seu catálogo, a editora é responsável pela Banca Tatuí, pela Livraria Gráfica e pela escola de publicação Sala Tatuí, além de atuar na produção de eventos do circuito de publicações independentes, como Miolo(s), na Biblioteca Mário de Andrade, e a Printa-Feira, no Sesc 24 de Maio. Em 2025, a editora recebeu o V.O. Stomps Prize, concedido pelo Museu Gutenberg, na Alemanha, tornando-se a primeira editora latino-americana a conquistar o reconhecimento.

A programação da Flimis é uma realização do Ministério da Cultura e do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, do MIS e da Lote 42, com apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e do Promac. O MIS conta com patrocínio institucional de Livelo, Vivo, Goldman Sachs, Ituran e Goodstorage, além de apoio institucional de Delboni, EAÍ?! Marketing, Unisys, Volkswagen Caminhões e Ônibus, Unipar, Campari, Colégio Albert Sabin, PwC, Telium, Kaspersky e Play Audiovisual.

[21/01/2026 10:35:12]