O Booker Prize – que consagra a melhor obra de ficção escrita em inglês no Reino Unido ou Irlanda – divulgou a lista dos seis finalistas da sua edição de 2024.
Pela primeira vez nos 55 anos de história do prêmio, a lista contém cinco mulheres e só um homem. São eles: Samantha Harvey (Orbital), Rachel Kushner (Creation lake), Anne Michaels (Held), Yael van der Wouden (The safekeep), Charlotte Wood (Stone yard devocional) e Percival Everett (James).
Entre eles, três já foram indicados ao prêmio antes: Everett, em 2022; Kushner, em 2018; e Harvey, em 2009.
James, de Percival Everett, é descrito pelo júri como uma meditação profunda sobre identidade, pertencimento e os sacrifícios que fazemos para proteger aqueles que amamos.
Em 1861, quando o escravizado Jim ouve que está prestes a ser vendido a um novo dono em Nova Orleans e separado de sua esposa e filha para sempre, ele decide se esconder na vizinha Ilha Jackson até que possa formular um plano. Enquanto isso, Huck Finn fingiu sua própria morte para escapar de seu pai violento que recentemente retornou à cidade. Assim começa uma jornada perigosa e transcendente de jangada ao longo do Rio Mississippi, em direção à promessa ilusória de estados livres e além. Conforme James e Huck começam a navegar nas águas traiçoeiras, cada curva do rio contém a promessa de salvação e morte. James será publicado pela Todavia, que em junho lançou As árvores, romance policial de Everett.
Held, de Anne Michaels – que tem duas obras publicadas pela Companhia das Letras – é uma narrativa que abrange quatro gerações e aborda as cicatrizes que a guerra deixa em seus combatentes.
Orbital, de Samantha Harvey, conta a história de seis astronautas se revezam na Estação Espacial Internacional. Eles estão lá para fazer um trabalho vital, mas lentamente começam a se perguntar: o que é a vida sem a Terra? O que é a Terra sem a humanidade?
The safekeep, de Yael van der Wouden, é um conto sobre o desejo distorcido, histórias e lares – e o legado de uma das maiores tragédias do século XX. Isabel vive na província rural holandesa de Overijssel, um lugar marcado pela Segunda Guerra Mundial. Sua pacata vida muda quando seu irmão deixa sua nova namorada sem graça, Eva, em sua porta. Uma pessoa que é o completo oposto de Isabel e que desperta nela novos sentimentos – da fúria a paixão.
A última finalista é Charlotte Wood com a obra Stone yard devocional, uma história sobre o perdão, a dor e a amizade feminina. A obra acompanha uma mulher de meia-idade que vive na solidão até que a inquietação interrompe em sua vida isolada com três visitas. Primeiro, uma infestação de ratos; depois o retorno dos restos mortais de uma irmã que desapareceu há décadas; e, um visitante que a faz retornar ao seu passado.
O vencedor ganhará £ 50 mil e será anunciado no dia 12 de novembro.