Dessa forma, conforme avaliação da comissão julgadora final, o vencedor do Prêmio Sesc de Literatura 2024 na categoria Poesia passa a ser Antonio Veloso Maia, 73 anos, morador de Niterói (RJ), com o livro Contra a parede.
O vencedor impugnado é Igor Esteves Lopes – ele já havia publicado um livro de poesia pela Editora Patuá, em 2023, com o seu nome artístico, Igor Sarapuí. Isso é proibido pelo edital.
O Prêmio Sesc de Literatura 2024 anunciou os vencedores na última sexta-feira (30): o romance Bololô: gaiola vazia, de autoria de Ricardo Mauricio Gonzaga; o livro de contos A glória dos corpos menores, de Patricia Souza de Lima, além do novo livro de poesia, agora.
Na categoria, que estreia nessa edição do Prêmio Sesc de Literatura, o vencedor é portanto Antonio Reynaldo Veloso Maia, de 73 anos, morador de Niterói (RJ). Seu livro Contra a parede é uma coleção de poemas que explora temas de introspecção, linguagem e o desconforto existencial, segundo o Sesc. "A obra desafia as convenções poéticas e ortográficas, apresentando uma linguagem que dialoga com referências literárias e culturais variadas, enquanto expressa uma profunda reflexão sobre a vida, a arte e as limitações da linguagem", diz o comunicado.
As obras foram selecionadas entre 2.731 inscritas, sendo 1.427 livros de poesia, 656 de contos e 648 romances. A avaliação final ficou por conta de uma comissão especializada, formada por Luis Antonio Assis Brasil, Socorro Acioli, Cidinha da Silva, Veronica Stigger, Ana Martins Marques e Bruna Beber.
Esta edição do Prêmio Sesc foi marcada por polêmicas. No mês de março, o Grupo Editorial Record enviou ao PublishNews uma nota demonstrando "extremo incômodo" com alguns aspectos da edição 2024. Entre eles, lamentava a passividade do Sesc frente ao rumor da criação de uma instância de avaliação interna dos livros posterior à avaliação dos jurados. Ainda no final daquele mês, o edital de 2024 do prêmio interrompeu a parceria de 20 anos com o Grupo. A partir de agora, os livros vencedores passarão a ser publicados pela Editora Senac Rio.