Vencedor do Prêmio Sesc de Literatura 2024 tem premiação impugnada por não ser inédito na categoria
PublishNews, Redação, 03/09/2024
Com a anulação, o vencedor na categoria Poesia passa a ser Antonio Veloso Maia, 73 anos, morador de Niterói (RJ), com o livro 'Contra a parede'

Vencedor anunciado da categoria Poesia não era um autor inédito | © Sesc
Vencedor anunciado da categoria Poesia não era um autor inédito | © Sesc
O resultado da categoria Poesia da edição 2024 do Prêmio Sesc de Literatura foi impugnado, de acordo com o Sesc. O candidato selecionado, apesar de ter inscrito uma obra inédita, já tinha um livro de poesia publicado em 2023, o que infringe o item 2 do artigo 2 do edital, que prevê que: “O/A candidato/a, bem como sua obra, deverá ser inédito para qualquer categoria em que se inscrever, podendo ter até um livro publicado em outra categoria do Prêmio Sesc de Literatura.”

Dessa forma, conforme avaliação da comissão julgadora final, o vencedor do Prêmio Sesc de Literatura 2024 na categoria Poesia passa a ser Antonio Veloso Maia, 73 anos, morador de Niterói (RJ), com o livro Contra a parede.

O vencedor impugnado é Igor Esteves Lopes – ele já havia publicado um livro de poesia pela Editora Patuá, em 2023, com o seu nome artístico, Igor Sarapuí. Isso é proibido pelo edital.

O Prêmio Sesc de Literatura 2024 anunciou os vencedores na última sexta-feira (30): o romance Bololô: gaiola vazia, de autoria de Ricardo Mauricio Gonzaga; o livro de contos A glória dos corpos menores, de Patricia Souza de Lima, além do novo livro de poesia, agora.

Na categoria, que estreia nessa edição do Prêmio Sesc de Literatura, o vencedor é portanto Antonio Reynaldo Veloso Maia, de 73 anos, morador de Niterói (RJ). Seu livro Contra a parede é uma coleção de poemas que explora temas de introspecção, linguagem e o desconforto existencial, segundo o Sesc. "A obra desafia as convenções poéticas e ortográficas, apresentando uma linguagem que dialoga com referências literárias e culturais variadas, enquanto expressa uma profunda reflexão sobre a vida, a arte e as limitações da linguagem", diz o comunicado.

As obras foram selecionadas entre 2.731 inscritas, sendo 1.427 livros de poesia, 656 de contos e 648 romances. A avaliação final ficou por conta de uma comissão especializada, formada por Luis Antonio Assis Brasil, Socorro Acioli, Cidinha da Silva, Veronica Stigger, Ana Martins Marques e Bruna Beber.

Esta edição do Prêmio Sesc foi marcada por polêmicas. No mês de março, o Grupo Editorial Record enviou ao PublishNews uma nota demonstrando "extremo incômodo" com alguns aspectos da edição 2024. Entre eles, lamentava a passividade do Sesc frente ao rumor da criação de uma instância de avaliação interna dos livros posterior à avaliação dos jurados. Ainda no final daquele mês, o edital de 2024 do prêmio interrompeu a parceria de 20 anos com o Grupo. A partir de agora, os livros vencedores passarão a ser publicados pela Editora Senac Rio.

[03/09/2024 11:20:00]