Com números fortes no mercado geral, editoras de religiosos preparam participação na Bienal Internacional do Livro de São Paulo
PublishNews, Guilherme Sobota, 29/08/2024
Crescimento do subsetor não só reflete uma resposta às necessidades dos consumidores, segundo a Bookinfo, mas também fortalece a diversidade de opções disponíveis no mercado

Livros religiosos ganham destaque no mercado geral; editoras preparam participação na Bienal
Livros religiosos ganham destaque no mercado geral; editoras preparam participação na Bienal
No primeiro semestre de 2024, o mercado editorial brasileiro viu os livros religiosos crescerem significativamente suas vendas em livrarias físicas e estourarem a bolha das lojas religiosas – essas informações já tinham sido constatadas pelo setor, e agora uma relação divulgada pela Bookinfo mostra os livros mais vendidos do segmento no período nas lojas físicas do país. O líder é, como é de se esperar, Café com Deus Pai 2024 (Vélos), que vendeu 170 mil exemplares apenas nas livrarias físicas. Veja abaixo a relação dos títulos religiosos mais vendidos do semestre, que juntos ultrapassaram as 320 mil unidades vendidas nas lojas.

De acordo com a Bookinfo, essa tendência destaca a relevância contínua do segmento religioso na indústria literária nacional. O movimento não só reflete uma resposta às necessidades dos consumidores, segundo a empresa, mas também fortalece a diversidade de opções disponíveis no mercado.

“O crescimento que estamos observando, conforme indicam nossa pesquisa e outras do mercado, mostra que livros religiosos, como o Café com Deus Pai, têm conseguido ultrapassar as barreiras do segmento religioso, atingindo um público mais diversificado. A Bookinfo tem ampliado continuamente sua cobertura nesse nicho, incluindo livrarias que antes estavam fora do alcance dessa análise”, comenta Eduardo Cunha, diretor da Bookinfo.

Entre as editoras, quem se destaca com a maior quantidade de títulos entre os 20 primeiros é a Vozes, com cinco, seguida pela Vida, com quatro.

Religiosos na Bienal Internacional do Livro de São Paulo

Nova edição de 'Café com Deus Pai' sai na Bienal | © Vélos
Nova edição de 'Café com Deus Pai' sai na Bienal | © Vélos
Ao mesmo tempo, editoras e distribuidoras religiosas preparam sua presença na Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que começa no dia 6 de setembro no Distrito Anhembi. Uma das novidades neste ano é justamente o lançamento de Café com Deus Pai 2025. O autor Junior Rostirola estará no estande dedicado ao livro (K74) todos os dias, e participa de um bate-papo na Arena Cultural, no dia 12 de setembro, às 17h45, o palco principal do evento. "Este livro tem sido uma jornada de transformação e inspiração, e mal posso esperar para ver como a nova edição impactará ainda mais vidas", diz Junior.

O público cristão vai encontrar também um espaço totalmente dedicado aos livros da Thomas Nelson Brasil no estande da HarperCollins Brasil (F48), com destaque para a variedade de Bíblias publicadas pela editora e para as obras de ficção cristã. Além, dos devocionais, livros de grandes nomes nacionais e internacionais, incluindo C.S. Lewis.

A editora também leva para o sábado (14/9) uma programação nos espaços oficias da Bienal a temática cristã com a participação de Rodrigo Bibo, dono de um dos maiores podcasts de teologia do país (autor de O Deus que destrói sonhos e Quando meu sorvete cai), Tiago Mattes (Jesus não é quem você pensa e Burnout) e Prisca Lessa (autora de Efésios para nós), no Salão de Ideias.

As Edições Loyola também terão pelo menos um nome na programação principal – o padre Alex Nogueira, escritor e comunicador católico, na Arena Cultural, dia 10 de setembro, às 17h15 – e diversos outros lançamentos e sessões de autógrafos em seu estande (E18), que podem ser conferidos no perfil da editora nas redes sociais.

“Nos eventos focados no nicho religioso, as estratégias estão alinhadas com as devoções e carismas da Igreja, buscando atender diretamente esse público”, explica o diretor de Comunicação e Marketing das Edições Loyola, Paulo Moregola. “Já na Bienal, que atrai uma audiência diversificada, a Loyola procura conectar os temas dos seus livros às reflexões mais atuais da sociedade e do pensamento humano, ampliando assim a relevância e o alcance de suas publicações”.

Ele comenta que a expectativa é boa e que a performance geral dos livros religiosos da Editora nas edições mais recentes dos eventos literários tem sido positiva, refletindo um bom engajamento do público. “Cada evento literário demanda uma estratégia específica que corresponda às expectativas dos visitantes”, diz.

A crescente popularidade da ficção cristã também será medida na Bienal. O subgênero, que integra o cristianismo como pano de fundo de narrativas diversas, tem conquistado um número crescente de leitores adolescentes e jovens adultos. Autoras como Tatiane Katluryn, Pat Müller e o coletivo de escritoras do best-seller Corajosas (Mundo Cristão) – Thaís Oliveira, Maria S. Araújo, Arlene Diniz e Queren Ane – estão confirmadas em agendas no evento.

As autoras de Corajosas marcarão presença nos estandes da Martins Fontes (J72), Mundo Gospel (D10) e Livraria Drummond (E10). Pat e Tatielle estarão no Mundo Gospel, sendo que Tatielle também fará parte de uma mesa no estande da Amazon (A48).

O gênero garante espaço na quarta-feira, 11 de setembro, na Arena Cultural. Camila Antunes (autora do romance Deixa nevar), Becca Mackenzie (autora da fantasia Se pudesse contar as estrelas) e Gabriela Fernandes (autora da distopia As Andorinhas de um continente em chamas) discutem sobre o gênero ficção cristã e suas possibilidades em romances, fantasias e na ficção científica, temas recorrentes em seus livros. As autoras, mediadas por Sara Gusella, escritora de A escolha do Verão, Os clãs da lua e idealizadora da FEFICC (Feira de Ficção Cristã e Cultura), conversam sobre a popularização destas histórias e de que forma o crescimento do interesse do público ajudou a mudar os rumos das publicações nacionais nas grandes editoras do nicho cristão. Todas foram publicadas pela Thomas Nelson Brasil.

A Editora Vida também preparou um time de autores e autoras para o seu estande, que terá 120 m² (J68), incluindo a escritora e pastora Viviane Martinello, autora do best-seller Mulheres improváveis, que estará presente no estande para uma sessão de autógrafos do lançamento Devocional Mulheres. O encontro ocorre no dia 7 de setembro (sábado), a partir das 14 horas. O projeto da editora conta também com ambientes instagramáveis, sala de autógrafo e local para bate-papos exclusivos.

“Temos acompanhado o mercado de perto e observado que os livros religiosos têm tomado a frente em relação aos principais destaques, as principais vendas e performance como um todo”, analisa Renan Menezes, da Editora Vida. “As pessoas têm entendido a importância de leitura bíblica, de leitura de livros que vão aproximá-las mais de Deus, então temos entendido isso e investido bastante no desenvolvimento dos melhores produtos, porque temos acompanhado que grande parte do crescimento das livrarias, tanto evangélicas quanto em geral, são resultado disso, do quanto os livros religiosos têm alcançado os principais lugares no pódio, no mercado como um todo”.

Mockup do estande da Editora Vida na Bienal de São Paulo | © Vida
Mockup do estande da Editora Vida na Bienal de São Paulo | © Vida
Para ele, a presença na Bienal é ainda uma excelente oportunidade de apresentar o trabalho da editora para um público que não é necessariamente cristão ou familiarizado com essa produção.

A PAULUS, uma das principais editoras católicas do Brasil, também se prepara para marcar presença na 27ª edição da Bienal. Parceira do evento desde as primeiras edições, este ano, a casa promete oferecer aos visitantes do estande J26 uma experiência com um espaço temático que mergulha nas histórias em quadrinhos, alinhado à apresentação das novidades editoriais, atrações com autores, além de condições especiais de pagamento.

O tema dos quadrinhos do estande dialoga com um dos principais lançamentos do semestre, O Evangelho de Jesus Cristo em quadrinhos (Paulus). O título escrito pelo ilustrador francês Olivier Drion apresenta a vida de Jesus por meio desta narrativa gráfica e conta, ainda, com a contribuição da colorista Clotilde Gaborit.

Já a Paulinas Editora ficará no estande J74. "Em décadas de participação em Bienais do Livro, a Paulinas tem se dedicado a construir sonhos através dos livros e proporcionar experiências inesquecíveis para seus visitantes", diz uma nota da editora, que vai promover lançamentos e terá uma seleção de títulos em diversos gêneros. Dentre os destaques, estarão várias versões da Bíblia, além do espaço "casa da avó", um painel instagramável baseado no livro Bico de pano.

Pelo segundo ano consecutivo, a Plenitude Distribuidora, uma das principais distribuidoras de livros religiosos do país, vai participar do estande da Amazon numa Bienal do Livro. Representantes da empresa vão falar justamente sobre o crescimento do segmento de livros cristãos no mercado editorial.

“Estamos muito felizes por ver o fruto do nosso trabalho, investimento e amor reconhecido e mais uma vez conquistar esse destaque, como o que ocorreu no ano passado”, diz Diogo Scremin, sócio da Plenitude.

Além disso, a distribuidora estará presente no stand da Editora Vida, onde gravará novos episódios do seu podcast PleniCast. Na ocasião, serão entrevistados autores de destaque da editora, entre outros convidados.

Os livros religiosos mais vendidos do primeiro semestre de 2024 nas lojas físicas:

  • Café com Deus Pai 2024 (Editora Vélos) – 170.004 exemplares
  • O Deus que destrói sonhos (Thomas Nelson Brasil) – 16.505 exemplares
  • Papo com Deus - 365 mensagens diárias (Principis) – 14.708 exemplares
  • Café com Deus pai (Editora Vida) – 12.338 exemplares
  • Forte (Thomas Nelson Brasil) – 11.115 exemplares
  • Folhinha do sagrado coração de Jesus 2024 (Editora Vozes) – 8.760 exemplares
  • Mulheres improváveis (Editora Vida) – 8.712 exemplares
  • Manual do coração de Jesus (Edições Loyola) – 8.672 exemplares
  • Orar faz muito bem! (Edições Loyola) – 8285 exemplares
  • Crescer em comunhão vol. 2 catequizando - versão 2021 (Editora Vozes) – 7.438 exemplares
  • Crescer em comunhão vol. 3 catequizando - versão 2021 (Editora Vozes) – 7.312 exemplares
  • Mulheres enraizadas (Editora Vida) – 7028 exemplares
  • Crescer em comunhão vol. 1 catequizando - versão 2021 (Editora Vozes) – 6.835 exemplares
  • Café com Deus pai kids - 2024 (Editora Vélos) – 6.473 exemplares
  • Encontro diário com Deus 2024 (Editora Vozes) – 6.122 exemplares
  • Novena e festa da padroeira do Brasil - 2024 (Editora Santuário) – 5.724 exemplares
  • Corajosas (Mundo Cristão) – 5.626 exemplares
  • Priorize Deus (Editora Vida) – 4.514 exemplares

Fonte: Bookinfo

[29/08/2024 11:30:00]